Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Veja 11 opções de turismo nos parques estaduais de MG

Para aproveitar os dias de folga do início de 2017 com qualidade e muita diversão, uma boa pedida são os parques estaduais, que são uma excelente alternativa para quem procura descanso. Um dos melhores destinos para conhecer estes parques é  Minas Gerais, que possui parques que estão estruturados para receber os visitantes. Confira uma lista com os 12 parques estaduais de MG.

image002

Foto: Evandro Rodney

1- Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. O parque fica no extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.

A unidade de conservação também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono carvoeiro ou muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi. Diversas espécies de aves também podem ser observados, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

poco-cachoeira-do-criolo-parque-estadual-rio-preto-sao-goncalo-do-rio-preto-foto-rafael-botelho-apenas-setur

Foto: Rafael Botelho

2 – Parque Estadual do Rio Preto

O Parque Estadual do Rio Preto está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, distante 70 Km de Diamantina. Está inserido no complexo da Serra do Espinhaço. A unidade de conservação abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do Rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, por sua vez afluente do Rio Jequitinhonha. Entre os atrativos turísticos, destacam-se as cachoeiras do Crioulo e da Sempre Viva, as pinturas rupestres e os mirantes naturais que permitem aos visitantes observar toda a área da Unidade e do entorno.

dsc-0010-3

Foto: Carolina Paiva

3 – Parque Estadual do Rio Doce

O Parque Estadual do Rio Doce está situado na porção sudoeste do Estado, a 248 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. A unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas, em seus 35.970 hectares e é a primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais. Com um notável sistema lacustre, composto por quarenta lagoas naturais, dentre as quais se destaca a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e profundidade de até 32,5 metros, o parque proporciona um espetáculo de rara beleza.

panorama-nova-baden-credito-evandro-rodney-apenas-setur

Foto: Evandro Rodney

4 – Parque Estadual Nova Baden

O Parque Estadual de Nova Baden é um local cuja beleza é de grande destaque na região. Localizado no município de Lambari, na região sul do Estado, conhecida como Circuito das Águas. A unidade de conservação abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. O parque é uma importante reserva de diversas espécies de anfíbios, mamíferos e aves. Dentre as espécies, destacam-se os primatas barbado, sauá, mico e macaco-prego, além da jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim.

ibitipoca-janela-do-ceu-credito-evandro-rodney-apenas-setur

Foto: Evandro Rodney

5- Parque Estadual do Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.

dsc-0212
Foto: Raissa Barbosa

6- Parque Estadual do Itacolomi

O Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na região sudeste de Minas Gerais, a 100 quilômetros da capital, abriga o Pico do Itacolomi. Com 1.772 metros de altitude, era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. O parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu do Chá e Casa Bandeirista, além de trilhas interpretativas e atrativos naturais.

ipoema-1-foto-guilherme-bergamini
Foto: Guilherme Bergamini

7 – Parque Estadual Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de 7Km do Parque Nacional da Serra do Cipó. Sua área, que é de 2.056,7084 hectares, está situada no distrito de Ipoema, no município de Itabira. Nela, podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

lapa-grande-4-credito-evandro-rodney-apenas-setur

Foto: Evandro Rodney

8 – Parque Estadual Lapa Grande

Localizado em Montes Claros, o Parque Estadual Lapa Grande está inserido na região de ocorrência de cerrado, ecossistema predominante em Minas Gerais. Com cerca de 60 grutas de especial valor espeleológico, entre elas a Lapa Grande, que dá nome a Unidade de Conservação (UC), e nascentes que abastecem cerca de 40% da população do município, o Parque é um dos grandes atrativos do Norte de Minas.

gruta-da-lapinha-credito-evandro-rodney-apenas-setur

Foto: Evandro Rodney

9 – Parque Estadual do Sumidouro / Gruta da Lapinha

O Parque Estadual do Sumidouro possui área total de 2.004 hectares e está situado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte, distando cerca de 50Km da capital mineira. O parque está associado às pesquisas pioneiras, feitas na primeira metade do século XIX pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, descobridor do Homem de Lagoa Santa, dos primeiros habitantes do Brasil e da megafauna extinta. Local de grande relevância histórica devido aos achados encontrados pelo pesquisador e às evidências da coexistência do homem com a fauna extinta.

gruta-rei-do-mato-14-credito-evandro-rodney-apenas-setur

Foto: Evandro Rodney

10 – Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

A gruta Rei do Mato, situada no município de Sete Lagoas, região metropolitana de Belo Horizonte, é Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Com uma área de 141,36 hectares, a unidade de conservação abriga uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia.
A Gruta Rei do Mato tem uma dimensão de 998 metros de extensão, sendo que em 220 metros é possível visitá-la por meio de passarelas e escadarias, sendo possível visualizar a profundidade de seus salões que apresentam desníveis de até 30 metros. O espaço possui quatro salões com pinturas rupestres de oito, seis e até dois mil anos, com formações de estalagmites e estalactites. Destacam-se as Colunas Gêmeas, com aproximadamente 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.

3o-salao-do-trono-cordisburgo-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto: Sérgio Mourão

11- Monumento Natural Estadual Peter Lund / Gruta do Maquiné

A gruta é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios. A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.

Informações extraídas do Instituto Estadual de Florestas

Receba nossas newsletters