Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

ARTIGO – Sustentabilidade deve ser missão de todos

Helenio Waddington, Presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme em seu escritório, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ

Helenio Waddington, Presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme

“A importância da preservação do meio ambiente voltou à pauta com a discussão sobre a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Como fundador de uma associação de hotéis que tem como missão adotar e propagar o turismo sustentável, gostaria de aproveitar a ocasião para lembrar uma questão fundamental: a sustentabilidade é um processo de construção de novos hábitos e valores e a mudança necessária só consegue prosperar com a adesão maciça de toda a sociedade.

Somos todos responsáveis pela preservação do meio ambiente! E é importante observar se nosso comportamento no dia a dia está seguindo este caminho. Como hoteleiro, acredito que esteja fazendo a minha parte. A Roteiros de Charme nasceu em 1992, sob inspiração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a Rio 92, com a missão de realizar a atividade de bem receber baseada no respeito à natureza e na preservação do meio ambiente. Isso em uma época em que a palavra sustentabilidade ainda não era comum no cotidiano do brasileiro.

Seis anos depois da fundação da Roteiros de Charme, em 1998, inquieto em relação à adoção das práticas do turismo sustentável no Brasil, eu tomei a iniciativa de procurar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), em Paris, para pedir apoio com informações que nos orientassem na elaboração de um código de conduta ambiental para implantação nos hotéis associados.

Esta parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) está completando 20 anos em 2018, o que revela o pioneirismo da Associação Roteiros de Charme em relação à participação da hotelaria no desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. O Código de Ética e Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, desenvolvido em parceria com a UNEP lá em 1998, representa uma iniciativa pioneira do setor privado no Brasil e hoje é referência mundial. Entendemos como práticas de sustentabilidade todos os aspectos da gestão de um empreendimento hoteleiro que podem ser direcionadas no sentido de diminuir impactos negativos e maximizar benefícios da atividade econômica em prol da sustentabilidade do destino turístico.

As orientações não exigem tecnologias avançadas ou mão de obra especializada. Além das práticas de conservação de energia e água, redução e reciclagem de resíduos, gestão responsável de efluentes nas instalações de hospedagem, cada associado da Roteiros assume como missão levar adiante o ideal do turismo sustentável. O compromisso fortalece um comportamento responsável perante o meio ambiente e o tecido social de suas regiões. Praticamente 100% dos nossos 70 associados estão envolvidos em ações relacionadas ao desenvolvimento do turismo em suas regiões.

Nas localidades onde há hotéis da Roteiros de Charme, notamos uma completa mudança de postura, tanto dos empreendimentos associados e seus vizinhos, como dos demais hotéis no seu entorno. Sempre que possível, empresários de outras atividades, além de administradores e funcionários de outros meios de hospedagem, são convidados a participar dos seminários e palestras. Não se trata de um grandioso e custoso programa social, mas ações simples e de grandes resultados, como a diminuição do desperdício e quebra de material, economia de água e energia, reutilização e reciclagem dos resíduos, e encaminhamento às instituições de caridade de materiais que não puderam ser transformadas e reaproveitadas pelo hotel.

Entendemos que atividades turísticas e preservação ambiental devem caminhar juntas. A parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente proporciona, há 20 anos, um canal aberto de apoio técnico e cooperação em prol da disseminação dos princípios da atividade turística sustentável. Temos clareza do papel que nos cabe como cidadãos e empreendedores conscientes das mudanças que o planeta necessita. Por isso, convidamos todos – hóspedes, empresários e agentes dos diversos segmentos do turismo – a conhecerem de perto as iniciativas dos hotéis Roteiros de Charme em prol da preservação do meio ambiente e da valorização do trabalho de nossas
comunidades. É fundamental conscientizar os brasileiros de que o futuro do nosso planeta depende do engajamento de todos”.

Helenio Waddington, presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme

Receba nossas newsletters