Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

Grandes expectativas de negócios para o mercado de viagens em 2010

Temos muitas razões para crer que este é um ano de grandes oportunidades de negócios para o mercado de viagens no Brasil. Com base em nossos estudos; esperamos um crescimento de 12% a 18% do transporte aéreo; diante da expansão do PIB de 5% a 6% ao ano.

Outra notícia que nos deixa bastante otimistas; é ascensão da classe média; que corresponde; hoje; a 51;9% da população; ou cerca de 90 milhões de pessoas. Destas; 30 milhões já são clientes com potencial de consumir o transporte aéreo imediatamente. Pesquisas recentes demonstram que o hábito de viajar passou a ocupar o segundo lugar no ranking de diversões do brasileiro. Há dez anos; este era o quarto item.

Com foco neste consumidor; criamos o programa de parcelamento de passagens em até 36 vezes; o Voe Fácil; que passou a ser oferecido via agências de viagem no ano passado. Queremos romper essa barreira cultural e contamos com os profissionais de turismo – especialmente os agentes de viagens – para conquistar esses clientes.

Para acompanhar este ritmo acelerado; vamos incorporar mais três aviões na frota de aeronaves Boeing 737 Next Generation e pretendemos ampliar o uso dos nossos aviões. Essas são apenas algumas das principais medidas operacionais para atender a demanda.

Atualmente; nosso principal meio de distribuição são as agências de viagens. Temos 65% das vendas por intermédio destes importantes parceiros comerciais; que já chegam a 17 mil agências cadastradas. E é por isso que estamos sempre buscando e desenvolvendo soluções para auxiliar o trabalho dos agentes.

Cumprindo com o acordo que firmamos com a Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens); adotamos; desde 11 de fevereiro; nova metodologia de remuneração para agências de viagens. A medida reafirma nosso relacionamento de negócios pautado pela transparência com os agentes de viagens. A DU – Remuneração por Serviços; garante remuneração mínima de R$ 30 ou 10% do valor da tarifa.

Pensando no segmento corporativo; desenvolvemos produtos específicos; como a conta UATP – opção de pagamento de viagens empresariais aceita mundialmente. As agências de viagem são beneficiadas pelo UATP devido às menores taxas de serviços comerciais de cartão de crédito e à capacidade de reconciliar automaticamente os números das passagens às taxas de serviço.

Outro serviço que agrada aos clientes que viajam a negócios é o aplicativo Gol para iPhone. Com a novidade; passageiros sem bagagem a despachar podem efetuar check-in de voos domésticos; escolher sua poltrona; creditar milhas Smiles e receber cartão de embarque diretamente pelo aparelho iPhone.

Recentemente disponibilizamos um novo modelo de faturamento. De fácil visualização e entendimento das informações; a fatura permite buscar dentro do mesmo localizador a discriminação do pagamento de taxas por passageiro; sendo que um número de controle será gerado para cada cliente.

A última tecnologia que lançamos para auxiliar o trabalho dos agentes de viagens é o relatório de trechos vendidos e não-voados por seus clientes (relatório no-show). Por meio desta ferramenta; facilitamos a gestão de viagens; acompanhando os trechos passíveis de reembolso; bem como aqueles que poderão ser reutilizados.

Contamos com o apoio e capilaridade das agências de viagens para impulsionar o mercado de turismo e viagens corporativas no Brasil. A experiência do agente de viagens na comercialização de produtos deste mercado contribui para este crescimento. Queremos estreitar nossa relação com as agências e oferecer as melhores ferramentas para o desempenho de seu trabalho.

Receba nossas newsletters