Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

Há 6 anos IGLTA abria sua 29ª Convenção Global em Florianópolis

Clovis Casemiro

Clovis Casemiro, Coordenador de Turismo LGBTQ Brasil na IGLTA

Com certeza esta é uma data muito importante para todos nós que trabalhamos de alguma forma pelo sucesso e pela realização da Convenção da IGLTA em Florianópolis, de 11 a 14 de Abril 2012. Celebrando muitas conquistas que muitos não tem conhecimento. Afinal é um caminho bem longo até que a Convenção chegue na cidade escolhida. E como exemplo estão confirmadas a realização das próximas convenções da IGLTA: 2018 em Toronto, Canadá; 2019 em Nova York, USA e 2020 em Milão, Itália.

Pelo menos 5 anos antes para formar os grupos e as empresas que trabalharam para a realização deste grande evento, que trouxe para o país mais de 150 profissionais de vários países (não foi maior devido aos valores aéreos internos no Brasil muito caro), empresas ligadas diretamente ao crescimento e desenvolvimento do Turismo LGBTQ*. Como fui Diretor da IGLTA entre 1998 e 2002, tive a oportunidade e participação na escolha das cidades como sede de nossas convenções. São cidades incríveis como Munique, Las Vegas, Antuérpia, Cidade do Cabo, Rio de Janeiro, que competem com muita força para vencer todos os itens do BID. Lembrando que a responsabilidade da IGLTA vai desde escolher um destino LGBTQ Friendly, com membros locais, órgãos de Turismo interessados no segmento, além de todo o entorno de um evento para 400 a 500 pessoas – hotelaria, eventos, museus, tours, etc.

Floripa com certeza acertou ao contratar uma empresa acostumada com BIDs internacionais, pois a concorrência como sempre foi forte. Tivemos que concorrer trazendo importantes membros para conhecer o destino, ainda pouco falado no exterior como destino LGBTQ Friendly. Assim realizamos alguns “famtour” e “presstour” e isso gerou inúmeras matérias, artigos, entrevistas, capa de revista, foi um “boom” bem acima do esperado. Mas porque? O destino é realmente Friendly e muito impressionante com seus serviços de primeira em hotéis, restaurantes, tradição, história e claro muita praia bonita. E também vale mencionar que na época a cidade tinha um grande número de casas para os turistas LGBTQ como bares, discos, festas importantes com 8,000 de pessoas, ou seja, tudo correu bem porque estávamos levando para a IGLTA e seus membros um novo destino para seus clientes com grande potencial.

As convenções da IGLTA são muito profissionais e seus seminários, eventos, encontros de negócios, painéis, trazem para os participantes a oportunidade para incrementar seus negócios, verificar sua posição de mercado, trazer novidades aplicadas em outros países e ampliar seu Network mundial. Muitas oportunidades são geradas como o que aconteceu em Florianópolis. Por pelo menos 4 anos ficamos informando sobre nosso encontro, sobre o destino, e tudo isso foi gerando a energia vivida por quem pode participar.

Quero pedir desculpas para as pessoas mais próximas por não citar nomes e empresas em meu artigo. Aqui minha intenção é realmente celebrar algo que para mim é muito especial e dividir minha alegria contigo. Desde que comecei na IGLTA em 1997 sempre foi um sonho ter a realização da Convenção no Brasil. Infelizmente perdemos uma vez a realização em 2007 para Montreal, devido ao fato do grupo do Rio de Janeiro ter sucumbido, desaparecido, não cumprido o pagamento do coquetel em Washington,DC em 2006.

E com Floripa levamos as informações do destino em 2010 na Antuérpia e encerramos em 2011 a belíssima convenção realizada em Ft. Lauderdale, com um coquetel maravilhoso oferecido pelo grupo organizador e apresentando os bonecos carinhosos que foram nosso “logo”. Durante estes eventos tivemos várias oportunidades em mostrar e divulgar a bela capital de Santa Catarina. E finalmente chegamos a 2012 e um dos meus maiores orgulhos foi a abertura com o Diretor da UNWTO, Organização Mundial de Turismo, Sr. Javier Blanco – assistam ao filme da sua palestra. E o orgulho não é só pela presença do diretor mas sim por ele trazer para a Floripa o primeiro exemplar do Estudo realizado com IGLTA e UNWTO sobre o Turismo LGBT Mundial. Clique aqui para consultar os dados deste primeiro e que já está na sua segunda edição.

Foram vários momentos importantes e inesquecíveis. Poder estar junto no meu país com um grande grupo de membros, amigos de longa data, todo o staff da IGLTA e do qual tenho a honra em fazer parte. E em poucas semanas estaremos abrindo a 35a. Convenção Mundial da IGLTA na linda cidade de Toronto. Onde me lembra de 2009 quando nós levamos um dos eventos mais Brasileiros já realizados no exterior. Com samba, passistas, capoeiristas, fantasias, levamos para os membros da IGLTA que o Brasil está aqui, de braços abertos, prontos para receber os TURISTAS LGBTQ* com carinho, muita história, gastronomia, hotéis, hostels, pousadas, resorts, destinos maravilhosos que iremos apresentar em Toronto 2018, com apoio da Embratur e sua equipe que entende a importância do segmento e da capacidade em ampliá-lo. Leia como foi a nossa participação em 2017 em St. Petersburgo, Florida, USA. é só clicar aqui!

Aproveito para agradecer a muitxs queridxs amigxs e parceirxs, que sempre me apoiaram e sempre tiveram o compromisso em ampliar e divulgar o nosso querido país, pois se tem uma coisa que gostamos de fazer é receber. Bem Vindos ao Brasil!

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.