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Rodoviário

ClickBus divulga pesquisa junto ao Google e lança podcast dentro de ônibus, confira os dados

clickbus e google ClickBus divulga pesquisa junto ao Google e lança podcast dentro de ônibus, confira os dados

Phillip Klien, Natalia Gruber, Michelle Xavier, Daiane Gruber e Daniel Mello, representantes da ClickBus e Google, encabeçaram as apresentações (Bruno Renzi/M&E)

SÃO PAULO – A ClickBus promoveu nesta quarta-feira (06) um encontro com a imprensa para divulgar dados e tendências do turismo rodoviário. Para maior aprofundamento no tema, a Google, parceira da marca, encomendou pesquisa à Offerwise, realizada em abril de 2024 para entender as preferência dos consumidores na hora de fazer uma viagem de ônibus. A pesquisa, apresentada por Daiane Dunka e Natalia Gruber, head de indústria de viagens e líder de insights estratégicos e dados da big tech, respectivamente, revelou que o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar em 2024, ano que já supera em 35% a busca por viagens de 2019.

Daiane Dunka sintetiza o sentimento dos viajantes. “Com um crescimento expressivo nas buscas e na preferência dos viajantes, o ônibus se consolida como o “coringa” do turismo brasileiro, oferecendo uma alternativa viável, econômica e acessível. Seja para viagens de lazer, negócios ou para explorar qualquer parte do Brasil, o ônibus se mantém como uma das melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade.”

Segundo dados da Abrati, 89% das viagens no Brasil são para destinos no interior, e o ônibus foi escolhido como meio de transporte por 74% dos viajantes em todas as classes. Dentre as viagens rodoviárias, 32% são para visitas familiares, 27% para trajetos curtos, 22% para férias e 15% para trabalho. No entanto, conforme a distância aumenta, a escolha pelo ônibus tende a diminuir. Houve, entretanto, um crescimento nas viagens de até 1.200 km entre 2019 e 2023, com metade dos viajantes se fidelizando ao transporte rodoviário, enquanto 26% deixam a categoria e 24% ingressam nela.

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, o setor digital é alvo: “Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A Clickbus comercializa mais de R$2 Bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor,

A ClickBus também está lançando campanhas digitais para incentivar as compras online de passagens, já que atualmente 49% das aquisições ainda ocorrem nos guichês das rodoviárias. A empresa investiu R$ 60 milhões em tecnologia e R$ 40 milhões em marketing em 2024, buscando transformar a jornada digital dos clientes. Em parceria com iFood, Mercado Livre e Spotify, novas ações educativas estão sendo implementadas, incentivando o uso do site e aplicativo da ClickBus.

Para celebrar seu aniversário, a ClickBus lançará nesta quinta-feira, 7 de novembro, o podcast Viagem Cast, o primeiro a ser gravado dentro de um ônibus. Apresentado pelo humorista Ed Gama, o podcast contará 11 histórias de passageiros, uma para cada ano de operação da empresa. Durante suas viagens, os viajantes serão notificados pelo aplicativo da ClickBus com links para ouvir os episódios no Spotify e YouTube.

Com 34% de preferência no mercado, a ClickBus se consolida como uma das marcas mais lembradas, especialmente em um cenário onde a cada viagem o consumidor considera uma média de 3,3 empresas. Além de se destacar na jornada de compra e no interesse digital, a empresa busca educar os consumidores sobre os avanços no setor rodoviário, que agora oferece comodidades como salas VIP, comissários de bordo e internet a bordo para garantir uma experiência mais atrativa e moderna ao passageiro brasileiro.

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