Se você planeja viajar pela Europa e quer fugir dos roteiros mais tradicionais e não depender de transporte público para todos os passeios que pretende fazer, alugar um carro pode ser o ideal.
Mas, afinal, como alugar um carro na Europa? Como fazer um mochilão dirigindo um carro na Europa? Confira todas as informações a seguir.
Aluguel de carros na Europa
Pode parecer um processo complexo, mas, na realidade, alugar um carro na Europa não é tão complicado quanto parece.
O primeiro ponto é que é necessário ter toda a documentação necessária para isso – alguns países exigem apenas um passaporte válido e/ou uma permissão internacional para dirigir (chamada de PID). Confira as exigências conforme os países que você pretende visitar, pois isso pode variar de local para local.
Outra coisa importante é em relação à idade permitida para dirigir. A grande maioria das locadoras de carro exige que os motoristas tenham, ao menos, 21 anos de idade. Porém, para algumas categorias de carro, como modelos de luxo e SUVs, a idade mínima pode chegar a 25 anos.
E, assim como no Brasil, para alugar um carro, basta ir a uma locadora e escolher o modelo e o plano que pretende usufruir. Existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviço, basta encontrar uma que esteja próxima de você.
Quanto custa alugar carro na Europa?
Você vai fugir dos modelos de passeio tradicionais, e, dependendo do tipo de lugar que você pretende conhecer, ter um carro vai valer muito a pena no custo-benefício. Os preços variam de acordo com país, época do ano, modelo e duração da locação (assim como no Brasil).
Mas os carros econômicos, como um Fiat 500 ou um Clio, têm preços que variam de 20 a 40 euros por dia fora de temporada. Já os carros de médio porte, como um Volkswagen Golf ou um Ford Focus, têm um preço médio entre 40 e 70 euros. Os carros de luxo e SUVs podem ter um aluguel que varia entre 80 e 150 euros por dia.
Lembre-se que esse é o custo sem adicionar os valores extras de seguro, taxas de devolução e outros que podem ser necessários, como sistemas de navegação e cadeirinha de proteção para crianças.
Como alugar um carro de forma mais econômica na Europa
A primeira delas é reservar o carro com antecedência – quanto mais em cima da hora você aluga, mais caro fica. Durante a alta temporada, como no verão, os preços aumentam muito. Por isso, é importante se atentar ao tempo.
A segunda é visitar os aplicativos e sites das empresas que fazem a locação de veículos para escolher a melhor para você, tanto em questão de localização quanto de preço.
Outro ponto importante é evitar o aluguel de carros em locadoras que ficam no aeroporto. Isso porque os aeroportos têm taxas extras.
Retirar e devolver o carro para a mesma locadora também ajuda na redução do valor, pois muitas locadoras cobram para devolver o carro em uma unidade diferente de onde você o retirou.
E, é claro, para economizar, os carros mais econômicos são a opção mais segura para você que pretende pegar estradas que não exigem modelos mais potentes – assim você economiza no aluguel e no combustível, sem deixar a sua liberdade e autonomia de lado.