O Travel BI, uma spin-off da BuscaOnibus (primeiro metabuscador do mercado rodoviário do Brasil), foi lançada oficialmente durante o Web Summit Rio 2023. A empresa transforma, a partir de amplo banco de dados envolvendo informações de mais de 250 viações (tradicionais e digitais) do país, dados de consumo e busca de rotas em reports analíticos a empresas do setor.
“A maioria das empresas de viação, ainda presas à forma tradicional de operar vendendo passagens no guichê físico, com preços tabelados e rotas bem definidas, estão perdendo mercado e correm um sério risco de serem deixadas para trás”, explica o CEO e fundador José Almeida, engenheiro de software português que, em 2009, criou um buscador de passagens rodoviárias que já foi utilizado para mais de 600 milhões de buscas pelos viajantes.
Com a entrada de grandes players internacionais no país (como Flixbus) – além do surgimento de empresas nativas digitais (caso da Buser e 4Bus, entre outras) – o mercado rodoviário entrou de vez no ambiente online. Pesquisa recente da plataforma mostrou que empresas digitais do mercado (como Wemobi e Buser) estão com maior taxa de ocupação frente às viações tradicionais, algo que outra nova companhia digital que chegou recentemente ao Brasil, a Flixbus, ainda está buscando.