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Pesquisa aponta que 60% dos brasileiros viajam de ônibus para encontrar amigos e familiares

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Beatriz do Vale

Publicado - 10/07/2025 - 17:36

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Números evidenciam o peso das conexões interpessoais nas decisões de deslocamento (Divulgação/FlixBus)

Uma pesquisa realizada em março de 2025 pela FlixBus, visitar amigos e familiares lidera as motivações de viagem no país, representando 60% das intenções de deslocamento. O dado reforça como o afeto e os laços pessoais seguem movendo grande parte das decisões dos viajantes brasileiros. O número representa um aumento de 8% em relação à principal motivação de viagem em 2024. Em seguida, vêm as férias (58%), viagens de fim de semana (40%) e viagens a negócios (29%).

Para Edson Lopes, CEO da FlixBus, os números evidenciam o peso das conexões interpessoais nas decisões de deslocamento. “O papel do ônibus é também emocional, já que a cultura brasileira, fortemente centrada na família, é refletida na forma como as pessoas escolhem viajar. O ônibus, nesse contexto, não é apenas uma alternativa de transporte – ele também representa um elo emocional entre os viajantes”, afirmou.

Além do aspecto afetivo, o levantamento chama atenção para fatores que tornam o ônibus uma escolha cada vez mais estratégica: economia, praticidade e capilaridade. A economia, aliás, é um dos principais atrativos do modal. Em trajetos populares, como São Paulo–Rio de Janeiro, a diferença de preço entre ônibus e avião pode ultrapassar os R$ 1000, considerando a mesma categoria econômica em um fim de semana de 18 a 20 de julho*. Além disso, a maior oferta de horários e destinos contribui diretamente para a escolha do ônibus como modal preferido dos brasileiros.

“A diferença de preço entre ônibus e avião pode ser decisiva, especialmente para grupos maiores ou viagens não planejadas com antecedência”, disse Edson. “Mas não é só a tarifa: o acesso aos terminais também pesa na decisão.” E ainda destacou outro ponto importante: a localização estratégica dos terminais rodoviários, geralmente em regiões centrais e bem conectadas por transporte público, é um diferencial importante. “Enquanto muitos aeroportos ficam distantes e exigem gastos extras com deslocamento, as rodoviárias costumam oferecer acesso mais rápido e econômico, reduzindo o tempo e o custo da viagem como um todo”.

Por fim, vale ressaltar a maior diversidade de oferta de rotas e horários do transporte rodoviário interestadual. Com uma malha mais extensa que a da aviação comercial, o ônibus chega a localidades muitas vezes fora do radar das companhias aéreas.

Para o executivo, o ônibus segue como elo entre destinos e pessoas: “É um meio de transporte que encurta distâncias físicas e simbólicas. Ao torná-lo mais acessível, ampliamos as possibilidades de encontro”.