A Air Europa iniciou 2025 com resultados históricos em suas operações de longa distância, especialmente nas Américas. A companhia aérea transportou mais de 3,1 milhões de passageiros na região em 2024, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior e 26% acima dos números de 2019. A taxa de ocupação também aumentou, chegando a 91%.
Dentro desse recorde, o volume de passageiros brasileiros foi de cerca de 10% do total de passageiros de longa distância, sendo que, desses, aproximadamente 310.000 viajaram em voos de Guarulhos e Salvador.
“Em termos de ocupação geral, houve um aumento de 7 pontos percentuais acima de 2019. No número total de passageiros, o crescimento foi de 26% em relação a 2019. Já para o Brasil, esperamos que o número de passageiros de São Paulo permaneça próximo de 240 mil. Além disso, buscamos um incremento de 30%, o que representa aproximadamente 70 mil passageiros adicionais”, disse Bernardo Botella, diretor Global de Vendas da Air Europa ao MERCADO & EVENTOS.
Os bons resultados foram impulsionados pela alta demanda e pelo uso estratégico do hub no Aeroporto de Madri-Barajas. No total, a empresa transportou mais de 12 milhões de passageiros no último ano e superou 2,9 bilhões de euros em receita, ultrapassando o recorde anterior de 2023. Para 2025, a expectativa é de um novo crescimento, com a oferta de assentos em voos de longa distância podendo ultrapassar 3,5 milhões.
Mais voos entre América e Europa
A expansão da Air Europa nas Américas incluirá aumento de frequências e novas rotas. A partir de junho, os voos de Medellín, Panamá e Assunção para Madri passarão a ser diários. Os destinos turísticos de Cancún e Punta Cana terão cinco frequências semanais, enquanto Córdoba e Salvador da Bahia contarão com quatro.
“Expandimos as frequências em Salvador, Córdoba, Assunção, Ezeiza, Panamá e Nova York. Além disso, estamos ampliando nossa frota de longa distância de 26 para 29 aeronaves do modelo 787 para suportar o crescimento da operação”, endossa.
Segundo Botella, o Brasil é atualmente o segundo maior mercado da companhia na América Latina e continuará sendo um foco prioritário. “Além da adição na rota de Salvador, temos parcerias estratégicas com a Azul para ampliar a conectividade interna e facilitar viagens à Europa”, observa.
Nos Estados Unidos, a conexão entre Nova Iorque e Madri se tornará diária. No Equador, a companhia lançará voos diretos de Quito e Guayaquil para a Espanha, com três frequências semanais para cada cidade. Além disso, a partir de 12 de maio, será inaugurada a rota Madri-Istambul.
Frota mais eficiente e sustentável
A Air Europa seguirá investindo na modernização de sua frota com a chegada de três novos Boeing 787 Dreamliner ao longo de 2025. A aeronave tem maior eficiência no consumo de combustível, reduzindo emissões e diminuindo o tempo de voo em até 40 minutos em rotas de longa distância.
“Planejamos a chegada de três aeronaves do modelo 787 até 2025, além de quatro a cinco unidades do 737 Max. No entanto, há uma limitação na disponibilidade do 787, com entregas previstas até 2032, o que nos faz buscar alternativas para manter nosso crescimento”, esclarece o diretor Global de Vendas da Air Europa.
Vale evidenciar que a companhia já realiza voos para São Paulo com o 787 Dreamliner. A companhia também ampliará o uso de combustível sustentável (SAF), já incorporado em algumas rotas, e adotará tecnologias para otimizar o consumo de combustível. Entre as medidas implementadas, estão os protocolos SETI e SETO, que reduzem o uso de motores em solo, e o sistema OptiClimb, que utiliza inteligência artificial para calcular a melhor trajetória de subida, economizando cerca de 3.200 toneladas de combustível por ano.
Facilidade no pagamento
A empresa lançou uma nova ferramenta para facilitar a compra de passagens: o sistema Hands In, que permite dividir o pagamento entre diferentes pessoas ou cartões de crédito.
“Além disso, estamos desenvolvendo produtos específicos para o segmento corporativo. Temos uma forte conexão com a Ásia-Pacífico e estamos investindo no atendimento e na experiência dos viajantes. Além de Madri, oferecemos mais de 30 destinos, incluindo Lisboa, Porto, Istambul e Tel Aviv, que são bastante procurados por passageiros brasileiros”, compartilhou Gonzalo Romero, diretor da Air Europa no Brasil.
Air Europa solidária
No âmbito social, a Air Europa mantém o projeto “+Uno Solidário”, que dá aos passageiros a opção de doar um euro ao comprar bilhetes. O valor arrecadado será destinado à ONG Manos Unidas, apoiando iniciativas na Bolívia voltadas à sustentabilidade, igualdade de gênero e desenvolvimento de comunidades indígenas.
Investimento e expansão
Na última semana, o CEO da Air Europa, Jesús Nuño de la Rosa, informou que até cinco companhias aéreas manifestaram interesse em adquirir participação na empresa. A expectativa é que, antes do verão, um novo aumento de capital resulte na emissão de até 20% em novas ações. Javier Hidalgo foi designado para conduzir as negociações e identificar novos investidores antes de fevereiro, incluindo grupos como Air France-KLM, Lufthansa, Etihad e Delta Airlines, além de fundos de investimento.
Sobre o assunto, Botella disse que o “objetivo da Air Europa é garantir a continuidade e o crescimento da empresa, mantendo uma posição financeira sólida”. Já no que diz respeito ao perfil dos investidores, segundo ele, “o ideal seria um parceiro industrial, mas estamos abertos a diferentes possibilidades”, finaliza.