Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Uncategorized

Amazonastur: ‘Brilha Amazonas’ leva energia solar para quem vive do turismo

Presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.  Fotos: Diego Peres/Secom

Presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio. Fotos: Diego Peres/Secom

A Amazonastur lançou o Programa “Brilha Amazonas”, que distribuiu, inicialmente, 253 kits de painéis solares para comunidades que têm o turismo como fonte de renda, gerando energia limpa.

O termo para o chamamento público de credenciamento dos interessados foi assinado nesta quinta-feira (16) pelo governador Wilson Lima, no município de São Sebastião do Uatumã, distante 247 km de Manaus.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o programa fortalece o turismo de comunidades que não têm acesso a energia.

“O projeto foi pensado e estruturado especialmente para levar qualidade de vida, dignidade e condições de operações para as pousadas, pensado para o público que não tem acesso a energia, fortalecendo cada vez mais o segmento do turismo”, explicou.

Um dos comunitários que recebeu o kit foi Aguinaldo Ribeiro, proprietário de uma pousada na RDS Uatumã. O estabelecimento usava apenas gerador de energia.

“A gente fica muito feliz de receber esse kit, que vai trazer renda e economia para a gente. Além disso, a placa solar não faz barulho como o gerador, e não vai incomodar mais os turistas”, disse Aguinaldo.

Para participar do credenciamento, o interessado em adquirir o kit solar deve preencher os critérios do edital de chamamento e pode solicitar até cinco placas solares. Para requisições acima de um kit, deverá ser apresentado um projeto justificando a necessidade, assinado por engenheiro eletricista responsável.

Ilumina mais – Na ocasião, o governador Wilson Lima, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), anunciou 60% de avanço na execução da obra de implantação de luminárias de LED em São Sebastião do Uatumã.

A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2023.

“Em São Sebastião do Uatumã, estamos bem avançados com a implantação do LED. Levamos para, pelo menos, quatro comunidades com o apoio do prefeito da cidade”, afirmou o governador.

Receba nossas newsletters