
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta terça-feira (15) da reunião do Comitê Interministerial criado pelo Governo Federal para tratar dos impactos das tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A reunião, conduzida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reuniu ministros e representantes do setor produtivo.
Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho defendeu que o momento seja encarado como uma oportunidade estratégica para o país. “Devemos transformar este momento em uma janela de oportunidades”, afirmou, sugerindo a criação de um planejamento de longo prazo, voltado à adaptação da economia brasileira ao cenário global. Ele também se colocou à disposição dos setores impactados, especialmente os ligados à atividade portuária.
O Comitê Interministerial, formalizado por decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, terá como missão acompanhar as negociações para reverter as medidas unilaterais dos EUA e deliberar sobre possíveis contramedidas provisórias. O grupo conta com a participação dos ministérios da Fazenda, Casa Civil, Planejamento, Relações Exteriores, além do MPor.
Estiveram presentes representantes de diversos segmentos da indústria, como aviação (Embraer), máquinas e equipamentos, calçados, alumínio, têxtil, madeira, autopeças e aço.
Na parte da tarde, Silvio Costa Filho participou de nova rodada de reuniões, agora com representantes do agronegócio, como associações de café, suco de laranja, carnes, frutas e pescados. Também participaram os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).
Durante o encontro, Silvio Costa Filho destacou a preocupação com os efeitos da medida americana sobre o emprego no Brasil. “Ficou muito claro que foi uma ação política, que prejudica diretamente o setor produtivo e a população. Estamos falando de milhões de empregos que estão em risco”, afirmou.