Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Uncategorized

Paraná levou cultura, gastronomia e natureza no Salão Nacional de Turismo 2023

Screenshot 20231218 172145 Chrome2 Paraná levou cultura, gastronomia e natureza no Salão Nacional de Turismo 2023

Produtos do Litoral tiveram grande procura e agradaram no maior evento nacional de turismo Foto: SETU/PR

Mais que paisagens e grandes destinos, o Paraná levou história, cultura e culinária para o Salão Nacional do Turismo 2023, realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Estado esteve representado em quatro eixos do setor – turismo de natureza, rural, cultural e de luxo –, além de aparecer em destaque no espaço do Artesanato Brasileiro, nas experiências gastronômicas e nas apresentações culturais, com o fandango caiçara do grupo Mandicuera, de Paranaguá.

O Litoral foi destaque, também, no espaço gastronômico organizado pelo Senac, com direito a aulas-show com chefs preparando iguarias típicas de cada estado, seguidas de degustação. O barreado foi uma das aulas mais lotadas e atraiu ao evento pessoas que foram única e exclusivamente para conhecer o prato.

A iniciação ao prato litorâneo não poderia ser melhor. “É um sabor muito original, você sente os temperos simples que deixam a carne muito especial. Eu acredito que o barreado deveria romper as fronteiras do Paraná, porque uma comida gostosa dessa deveria ser servida no Brasil inteiro”, disse Alarubia.

As balas de banana também agradaram a quem passou pelo estande da Grande Reserva da Mata Atlântica, no eixo de turismo de natureza, assim como os bolinhos de camarão da Serra do Mar. Neste espaço, além dos quitutes ,os visitantes recebiam informações sobre a Grande Reserva e também dicas de passeios, tours, hospedagem, explicações sobre a fauna e a flora da região.

Já no eixo do turismo rural, as grandes estrelas foram os produtos do Interior do Estado. Foi um dos espaços mais concorridos do setor, muito graças à qualidade dos produtos paranaenses como queijos premiados, vinhos de alto gabarito, doces e geleias, o tradicional café paranaense, produtos à base de lavanda e outros provenientes de pequenas e médias propriedades rurais.

“Além de apresentar os nossos produtos, aproveitamos para divulgar aos visitantes os roteiros rurais paranaenses, como a Rota da Lavandas, a Rota do Queijo, o Caminho do Café das Mulheres, a Uva de Marialva, o Enoturismo e as Caminhadas da Natureza”, explicou Terezinha Busonello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural.

Quem provou, gostou. “Acho que esse é o melhor queijo que já comi na vida”, disse a alagoana Marta Bezerra. Já a história da colonização holandesa na região de Castro e o Parque Histórico de Carambeí representaram o Estado no segmento de turismo cultural e histórico.

Pinhão, capivara e gralha azul – A produção artística e cultural artesanal paranaense também esteve representada no estádio Mané Garrincha. Obras de diversos artesãos – como pinhões e capivaras em madeira, gralhas azuis em palha de milho, bordados e outros – foram apresentadas pela Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Paraná, a convite da Secretaria de Estado do Turismo (SET), do portal do Estado Viaje Paraná e do Sesc PR.

“É super importante essa oportunidade que o artesão tem de mostrar seus produtos nacionalmente e também de fazer esse tipo intercâmbio com outras entidades e artesãos de todo o país”, disse a presidente da Federação, Deonilda Machado.

Dstinos Inteligentes – O público visitante do Salão Nacional do Turismo também teve a oportunidade de vivenciar algumas das experiências de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) que já são realidades pelo Brasil. O Paraná teve três municípios com cases em destaque: Curitiba, com a iniciativa “Curta Curitiba na Palma da Mão”; Foz do Iguaçu, com o projeto “Explore Foz do Iguaçu”, com uso de realidade virtual; e Ponta Grossa, com o Sistema de Monitoramento e Gestão de Dados e com a marca “Sou PG” e souvenires criativos.

Os municípios de Foz do Iguaçu e Ponta Grossa receberam o Certificado de DTI em Transformação. A iniciativa visa melhorar a competitividade de mercado dos destinos selecionados, dotados de tecnologia e inovações que se tornarão mais atraentes para os visitantes e população de toda a região.

Regionalização do Turismo – Durante o salão, a Setu também participou de encontros técnicos e das reuniões do Fornatur e do Programa de Regionalização do Turismo. O Ministério do Turismo solicitou aos estados e municípios que apresentem projetos a serem financiados por meio de emendas federais, num montante em torno de R$ 2 bilhões.

Receba nossas newsletters