O Carnaval de Pernambuco promete ser ainda maior em 2025, com dez dias de festa impulsionados pelo feriado estadual na quinta-feira após a Quarta-feira de Cinzas. A ampliação do calendário e a descentralização das festividades devem atrair um número recorde de turistas, segundo Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Durante o evento de lançamento do Carnaval do Estado no Parque Burle Marx, em São Paulo, Loyo destacou que, no ano passado, Pernambuco recebeu 2,3 milhões de turistas e excursionistas, número que pode crescer ainda mais este ano.
Os dados da Aena indicam um aumento de 10% na movimentação aérea para o estado durante o período carnavalesco, o que deve refletir em um incremento na economia local.
Além das tradicionais festas em Recife e Olinda, a Empetur aposta na promoção dos polos descentralizados para fortalecer o turismo em outras regiões. “Trouxemos artistas e fazedores de cultura de diferentes partes do estado para mostrar a diversidade do nosso Carnaval, que vai além da capital”, afirmou Loyo.
A expectativa é que os números consolidados sejam divulgados em uma coletiva pós-Carnaval, com base em pesquisas conduzidas pelo Instituto de Pesquisas de Pernambuco.