Câmbio:

Idiomas:

Recorde de público e anúncio de novidades marcam o fim da 31ª edição da BNT Mercosul; veja cobertura completa

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 31/05/2025 - 23:45

20250531 174620 Recorde de público e anúncio de novidades marcam o fim da 31ª edição da BNT Mercosul; veja cobertura completa
BNT Mercosul encerra edição de 2025 com recorde de público (Beatriz do Vale/M&E)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Chegou ao fim mais uma BNT Mercosul. Foram dois dias intensos de um evento marcado por atividades, capacitações, rodadas de negócio e muito networking, que reforçaram o potencial do turismo brasileiro. A 31ª edição da feira, que aconteceu entre sexta-feira, 30 de maio, e sábado, 31 de maio, superou as expectativas trazendo números recordes:

  • 7552 visitantes;
  • 333 cidades presentes de 17 estados brasileiros;
  • 62 cidades de outros países (Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile);
  • Pelo menos 70 operadoras do Brasil e países vizinhos;
  • Mais de 500 empresas expositoras brasileiras.

“O detalhe mais importante é que este é único evento de turismo do Brasil que você vai encontrar empresas do Brasil expondo seus produtos. Nós não temos Caribe, América, Europa, porque o nosso papel como BNT é divulgar o Brasil”, pontuou Geninho Goes, CEO e fundador da BNT Mercosul.

A 32ª edição da feira já tem data marcada: 28, 29 e 30 de maio de 2026, em Balneário Camboriú. “Há pouco tempo me pediram para dizer o que significa a BNT em um palavra e eu disse de nenhum resultado. E eu acredito que trazer estandes que nos expressem, o que vão encontrar nos nossos estados, é de extrema importância. Somos vizinhos, ora mandamos gaúchos para cá, ora mandam catarinenses para lá. Então, para o Rio Grande do Sul, a BNT é muito importante”, enfatizou Claudia Mara Borges, diretora de planejamento e competitividade da secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Segundo Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina, sediar uma feira como a BNT Mercosul dá a oportunidade de apresentar ao mercado mais empresários do estado, e neste ano, o estande estadual contou com 60 municípios e mais de 120 coexpositores. “É a nossa feira, onde conseguimos motivar os municípios a estarem juntos, mostrando seus produtos”, disse. “A qualidade dos agentes melhorou. Estar em casa faz diferença”, endossou.

Capacitações e rodada de negócios

Sala de capacitacao cheia na manha deste sabado e1748745529717 Recorde de público e anúncio de novidades marcam o fim da 31ª edição da BNT Mercosul; veja cobertura completa
Sala de capacitação cheia na manhã deste sábado (Ana Azevedo/M&E)

Durante os dois dias do evento, foram realizadas mais de 30 capacitações com destinos e atrativos. Geninho explicou que além do evento no Expocentro com salas de capacitações, 1.200 agentes de viagem marcaram presença nas capacitações promovidas por destinos fora da sede.

“Essa experiência foi exatamente para trazer ao mercado aquilo que o mercado pede. Eu vejo que esse é o nosso grande compromisso ao investimento dos nossos parceiros”, disse.

Ao todo, foram mais de 2.500 profissionais capacitados. “Quem vem aqui, vem pra se capacitar, para ter esses contatos, descobrir novos destinos. Em um evento às vezes menor você tem muito mais possibilidade de fazer isso”, complementou Geninho.

“É isso que movimenta o nosso compromisso há 31 anos.”

Mapa de ouro

Geninho Góes, idealizador da BNT Mercosul (Ana Azevedo/M&E)
Geninho Góes, idealizador da BNT Mercosul (Ana Azevedo/M&E)

A grande novidade da BNT 2025 é o mapa de ouro, que é um reconhecimento do trade às empresas que mais se destacam através de quem entende e vende turismo. “Ou seja, o agente de viagens. Na opinião dele qual é o melhor destino de inverno, qual é o melhor hotel pet friendly, qual é o melhor resort, qual é o melhor destino para famílias, ele sabe dizer. Passageiro nem sempre”, explicou Geninho.

Os profissionais do trade votam 20 categorias. Os três mais votados em cada uma avançarão para a etapa final, com mais uma rodada de votação. Os vencedores serão anunciados e premiados durante um evento especial em 2026 BNT Mercosul.

“Até ontem nós tínhamos mais de 600 votos. E vale destacar que a maior premiação que existe nesse sentido de reconhecimento é nacional, onde 650 pessoas votam. Mas de reconhecimento do turismo é a primeira, é inédita”, enfatizou.

A votação já está disponível no site da BNT no botão “Vote no Mapa de Ouro”, e será realizada até setembro de 2025.

Veja abaixo cobertura completa da BNT 2025:

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.