
BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Chegou ao fim mais uma BNT Mercosul. Foram dois dias intensos de um evento marcado por atividades, capacitações, rodadas de negócio e muito networking, que reforçaram o potencial do turismo brasileiro. A 31ª edição da feira, que aconteceu entre sexta-feira, 30 de maio, e sábado, 31 de maio, superou as expectativas trazendo números recordes:
- 7552 visitantes;
- 333 cidades presentes de 17 estados brasileiros;
- 62 cidades de outros países (Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile);
- Pelo menos 70 operadoras do Brasil e países vizinhos;
- Mais de 500 empresas expositoras brasileiras.
“O detalhe mais importante é que este é único evento de turismo do Brasil que você vai encontrar empresas do Brasil expondo seus produtos. Nós não temos Caribe, América, Europa, porque o nosso papel como BNT é divulgar o Brasil”, pontuou Geninho Goes, CEO e fundador da BNT Mercosul.
A 32ª edição da feira já tem data marcada: 28, 29 e 30 de maio de 2026, em Balneário Camboriú. “Há pouco tempo me pediram para dizer o que significa a BNT em um palavra e eu disse de nenhum resultado. E eu acredito que trazer estandes que nos expressem, o que vão encontrar nos nossos estados, é de extrema importância. Somos vizinhos, ora mandamos gaúchos para cá, ora mandam catarinenses para lá. Então, para o Rio Grande do Sul, a BNT é muito importante”, enfatizou Claudia Mara Borges, diretora de planejamento e competitividade da secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
Segundo Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina, sediar uma feira como a BNT Mercosul dá a oportunidade de apresentar ao mercado mais empresários do estado, e neste ano, o estande estadual contou com 60 municípios e mais de 120 coexpositores. “É a nossa feira, onde conseguimos motivar os municípios a estarem juntos, mostrando seus produtos”, disse. “A qualidade dos agentes melhorou. Estar em casa faz diferença”, endossou.
Capacitações e rodada de negócios

Durante os dois dias do evento, foram realizadas mais de 30 capacitações com destinos e atrativos. Geninho explicou que além do evento no Expocentro com salas de capacitações, 1.200 agentes de viagem marcaram presença nas capacitações promovidas por destinos fora da sede.
“Essa experiência foi exatamente para trazer ao mercado aquilo que o mercado pede. Eu vejo que esse é o nosso grande compromisso ao investimento dos nossos parceiros”, disse.
Ao todo, foram mais de 2.500 profissionais capacitados. “Quem vem aqui, vem pra se capacitar, para ter esses contatos, descobrir novos destinos. Em um evento às vezes menor você tem muito mais possibilidade de fazer isso”, complementou Geninho.
“É isso que movimenta o nosso compromisso há 31 anos.”
Mapa de ouro

A grande novidade da BNT 2025 é o mapa de ouro, que é um reconhecimento do trade às empresas que mais se destacam através de quem entende e vende turismo. “Ou seja, o agente de viagens. Na opinião dele qual é o melhor destino de inverno, qual é o melhor hotel pet friendly, qual é o melhor resort, qual é o melhor destino para famílias, ele sabe dizer. Passageiro nem sempre”, explicou Geninho.
Os profissionais do trade votam 20 categorias. Os três mais votados em cada uma avançarão para a etapa final, com mais uma rodada de votação. Os vencedores serão anunciados e premiados durante um evento especial em 2026 BNT Mercosul.
“Até ontem nós tínhamos mais de 600 votos. E vale destacar que a maior premiação que existe nesse sentido de reconhecimento é nacional, onde 650 pessoas votam. Mas de reconhecimento do turismo é a primeira, é inédita”, enfatizou.
A votação já está disponível no site da BNT no botão “Vote no Mapa de Ouro”, e será realizada até setembro de 2025.
Veja abaixo cobertura completa da BNT 2025:
- Com alta de até 93%, Santa Catarina supera Nordeste e Rio no turismo estrangeiro em 2025
- Balneário Camboriú quer consolidar mês de julho e Natal como novas âncoras turísticas, diz secretário
- Santa Catarina aposta na integração regional e internacionalização como legado da atual gestão
- Barco Pirata, Unipraias e MultiParque promovem experiência exclusiva para agentes da CVC
- Blumenau projeta quadruplicar número de visitantes em até 10 anos como parte de novo planejamento; veja fotos da capacitação na BNT
- Pernambuco capacita 100 agentes de viagens durante a BNT Mercosul, veja fotos
- Barco Pirata BC e Porto dos Piratas de Porto Belo desenvolvem novo projeto temático
- Unipraias espera aumentar em até 15% número de visitantes com anúncio de novos atrativos
- “Recebemos muitos turistas de SC e queremos ampliar esse número”, afirma diretora de produtos turísticos de Belém na BNT; veja fotos
- Rio Grande do Norte capacita 100 agentes de viagens e reforça atrativos para mercado do Sul
- Turismo no Mato Grosso é promovido em capacitação durante a BNT Mercosul
- Roraima participa da BNT Mercosul e projeta alta de 25% no número de turistas em 2025
- Veja mais fotos do primeiro dia de BNT Mercosul em Balneário Camboriú
- Maricá aposta em lazer e infraestrutura para atrair 1,5 milhão de turistas neste ano
- João Pessoa reforça promoção no Sul com estande próprio na BNT Mercosul
- “A BNT está dentro de um grande plano que nós temos para a Região Sul”, enfatiza diretor comercial da Costa Cruzeiros
- “O desafio não é encher, é qualificar”, diz Geninho Goes sobre a BNT Mercosul, que deve reunir quase 7 mil participantes
- Joinville capacita mais de 100 agentes de viagem e promove almoço na BNT Mercosul; confira fotos
- Balneário Camboriú recebe 31ª edição da BNT Mercosul 2025; confira as primeiras fotos do evento
- São João, rotas de vinho e turismo inclusivo: Bahia amplia divulgação para agentes no Sul
- Porto Seguro quer inovar: “Temos que sair do sol e praia e entrar na experiência”, diz secretário
- Vale Europeu promove capacitação durante BNT Mercosul com foco em turismo cultural e de aventura
- É hoje: BNT Mercosul reúne profissionais do turismo em Santa Catarina
- Veja as últimas fotos da BNT Mercosul
- Multiparque oferece coquetel em celebração à BNT Mercosul e Geninho declara: “sensação de dever cumprido”
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.