Câmbio:

Idiomas:

Viagens corporativas devem crescer em 2026 aponta American Express

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 23/07/2025 - 10:55

Aeroporto Internacional de Florianopolis Ricardo Wolffenbuttel Viagens corporativas devem crescer em 2026 aponta American Express
Empresas mantêm aposta em viagens presenciais, apesar da digitalização, diz Amex (Divulgação/Ricardo Wolffenbuttel)

As viagens corporativas devem manter-se estáveis ou crescer ao longo de 2026, segundo o relatório Amex Trendex: Corporate Travel Edition, divulgado nesta quarta-feira (23) pela American Express. O levantamento ouviu mil viajantes de negócios e 500 gestores responsáveis por decisões de viagem.

Mais de 95% dos entrevistados acreditam que o ritmo atual será mantido ou ampliado nos próximos 12 meses. A principal razão apontada é a busca por oportunidades de crescimento comercial, especialmente por meio da manutenção de relações com clientes (64%) e da conquista de novos contratos (59%).

Apesar da expansão de alternativas virtuais, como reuniões por videoconferência, 9 em cada 10 líderes empresariais – entre tomadores de decisão (92%) e viajantes (88%) – consideram que encontros presenciais continuam fazendo sentido no atual contexto corporativo.

A mensuração do retorno sobre o investimento em viagens também reforça esse movimento. Para 93% das empresas, reuniões presenciais estão diretamente ligadas ao crescimento do negócio. Entre os viajantes, 87% avaliam que as interações físicas geram vínculos mais eficazes com clientes do que os encontros digitais.

A avaliação desse impacto é feita por meio do monitoramento de indicadores como aumento nas vendas (66%) e feedbacks de clientes (60%). O controle de custos, porém, tem ganhado peso: 90% das empresas destacaram a importância de gerenciar com mais precisão os gastos com viagens. O foco na otimização de orçamentos deve crescer em 60% das empresas até o fim de 2026.

Outro dado relevante do relatório é o uso estratégico das viagens para atração e retenção de talentos. O tema aparece como prioridade para 80% das companhias ouvidas.

Ao considerar as diferentes faixas etárias, 84% dos entrevistados veem as viagens de negócios como um benefício. O índice sobe para 88% entre a Geração Z e os Millennials, mas cai para 78% entre os Baby Boomers e a Geração X.

A experiência em si é bem avaliada pelos mais jovens: 80% dos profissionais da Geração Z e Millennials deram notas entre quatro e cinco estrelas, frente a 64% das gerações anteriores. No entanto, o entusiasmo convive com desafios: essas mesmas faixas etárias relatam maiores dificuldades para manter a produtividade (46% contra 33%) e preservar o bem-estar (50% contra 40%) durante os deslocamentos profissionais.

O Amex Trendex: Corporate Travel Edition reforça que, mesmo em um cenário de transformações tecnológicas e pressão por redução de custos, as viagens corporativas seguem como peça estratégica nas engrenagens das empresas. A prioridade, agora, é combiná-las com eficiência financeira e gestão de bem-estar dos colaboradores.