Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Abear alerta contra a soltura de balões

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

Com a chegada da Copa do Mundo e o início da temporada de festas juninas pelo país, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) alerta sobre a soltura de balões. A prática, que é ilegal, é preocupação constante da aviação, além de oferecer risco à natureza.

“Estamos falando de condutas tipificadas na Lei de Crimes Ambientais e no Código Penal. Mas o combate é complicado. É difícil realizar flagrantes ou identificar autores depois da soltura. O que precisamos, cada vez mais, é compreensão quanto aos diversos riscos gerados e participação dos cidadãos na realização de denúncias às autoridades policiais”, declarou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

A soltura de balões é um dos itens listados na Publicação de Informação Aeronáutica (AIP), que reúne diversas normas e métodos sobre o tráfego aéreo brasileiro. O diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Ronaldo Jenkins, afirma que o serviço é importante para a consulta de pilotos estrangeiros que voam para o Brasil.

“Soltar balões é uma especificidade brasileira, por isso é fundamental que quem voa em nosso território já esteja alertado. Caso o balão esteja na rota do avião, será necessária a atuação do piloto para manobra de desvio”, declarou.

Receba nossas newsletters