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Aviação

Clientes ganham nova opção de motorização para seus A320neos

Aéreas que encomendarem A320neos poderão optar por motores Pratt & Whitney ou CFM International

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Clientes ganham mais uma opção de motorização e Pratt & Whitney ganha um concorrente à altura (Foto: Philippe Stroppa)

Enquanto a Airbus ainda enfrenta problemas com os motores PW1100G by Pratt & Whitney, a CFM International anunciou nesta segunda-feira (18) que realizou a entrega do primeiro shipset (conjunto de sistemas eletrônicos e circuitos integrados) do LEAP-1A, turbinas que terão a responsabilidade de se tornarem uma nova opção para compor os A320neos da fabricante já a partir deste ano.

Em novembro, a CFM International já agilizava os últimos detalhes de todo o processo de certificação e aprovação dos novos motores. Com isso, os clientes para a nova família passariam a ter duas opções de motorização para suas aeronaves.

Para a CFM, “esta entrega apenas pavimenta o caminho para a instalação do motor no primeiro A320neo da história que ostentará o LEAP-1A e para o início dos serviços já no meio deste ano”. A Airbus e a CFM, no entanto, ainda não chegaram a um acordo para saber qual companhia aérea será a primeira a operar os novos A320neo com os motores LEAP-1A. Diferentes dos motores powered by CFM, os primeiros três A320neos que foram entregues, e já estão em serviço, ostentam os motores Pratt & Whitney PW1100G.

Para o vice-presidente executivo da CFM, Francois Bastin, “os motores continuam apresentando desempenhos excepcionais em voos de teste. Não podemos mais esperar para ver as companhias comerciais clientes introduzirem nossa engenharia em suas respectivas frotas”. Enquanto isso, o presidente da Pratt & Whitney, Robert Leduc, afirma que todos os imbróglios encontrados nos motores PW1100G dos A320neos serão totalmente resolvidos até o fim deste mês. “Os motores que fazem parte dos A320neo do Grupo Lufthansa, por exemplo, já estão com 99% de confiabilidade”, frisou.

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