Com o intuito de manter e aprimorar a qualidade dos seus serviços e produtos, a rede Pontes Hotéis & Resorts implantou um Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS), que visa à promoção de uma gestão focada nos princípios do turismo sustentável em seus empreendimentos. Como resultado dos esforços, a Pontes Hotéis foi certificada na norma brasileira de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem.
Iniciado o processo em junho de 2013, agora, o staff dos hotéis comemora o feito de ser a primeira rede hoteleira brasileira a obter o reconhecimento e ter atendido os requisitos ambientais, socioculturais e econômicos da norma pública registrada na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Desenvolvemos um projeto com o apoio de uma consultoria local e buscamos o envolvimento de toda a empresa, para preparação e adequação do nosso sistema de gestão aos princípios do turismo sustentável com base na norma“, afirmou o gerente Executivo da rede Pontes Hotéis, Sergio Marsol, que coordenou o Sistema de Gestão da Sustentabilidade. A certificação foi oficializada pela organização certificadora Instituto Falcão Bauer da Qualidade – IFBQ, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), que finalizou a última etapa da auditoria dos três empreendimentos hoteleiros entre março e abril.
De acordo com a normatização, o sistema de gestão da sustentabilidade soma-se aos demais modelos estabelecidos, entre os quais estão, como principais referências, a NBR ISO 9001, que diz respeito a sistema de gestão da qualidade, e a NBR ISO 14001, referente à gestão ambiental. O processo de auditoria durou cerca de seis meses entre análise da documentação cadastral e as outras duas fases do programa de auditoria. “Para atingirmos o nosso objetivo, fomos auditados em relação a nossa política de sustentabilidade, sistema de gestão, processos, procedimentos e serviços. O órgão certificador verificou todos os quesitos e fomos aprovados”, explicou Marsol.
O certificado tem validade de três anos e, durante o período de vigência, serão feitos ensaios e auditorias de manutenção. “A certificação valida a Gestão Responsável da rede com relação ao meio ambiente, desenvolvimento social, colaboradores e demais partes interessadas”, afirmou o coordenador do projeto. “A partir de agora o desafio é manter, avaliar e aprimorar o Sistema de Gestão da Sustentabilidade através de programas corporativos de comunicação, capacitação e melhoria contínua de nossa infraestrutura e operação”, concluiu o gerente.
Lia Bianchini