Câmbio:

Idiomas:

Cuba recebeu recorde de turistas internacionais em 2018

Havana comemora 500 anos em 2019 e a cidade está em clima de comemoração
Havana comemora 500 anos em 2019

A Feira Internacional de Turismo de Cuba – Fit Cuba chega a sua 39ª edição em 2019. O evento acontece até dia 11 de maio no forte La Cabaña, na capital Havana. O evento neste ano reúne 19 empresas nacionais e 34 internacionais e pela primeira vez conta com um pavilhão dedicado as novas tecnologias do turismo.

Segundo Manuel Marrero Cruz, Ministro do Turismo de Cuba, o destino recebeu em 2018 o número recorde de mais de 4,7 milhões de turistas internacionais. Este é o sexto ano de crescimento consecutivo. O Canadá continua a ser o principal mercado emissor com mais de 1 milhão de turistas, que representam 23% de todo o total de visitantes de 2018. Em seguida está a Europa, que representa 20% do mercado e cresceu 8%.

“Apesar de todos os embargos que temos com os Estados Unidos, em 2018 o turismo americano cresceu 3%, em especial via marítimo. Temos ainda neste ano na Fit Cuba 50 empresários de 26 empresas americanas presentes na feira”, comentou Marrero.

Entre os maiores crescimentos dos países emissores estão Rússia (+29,7%), México (+21%), Portugal (+16,5%), Colômbia (+11,7%) e China (+8,8%). 41% dos turistas que visitam Cuba são repetentes. O setor de cruzeiro também cresceu em Cuba e em 2018 o destino recebeu mais de 850 mil cruzeiristas que chegaram em 25 navios de 17 companhias – 20% de todos os visitantes que estiveram em Cuba no ano passado.

“Neste primeiro quadrimestre do ano de 2019, Cuba já recebeu mais de 1,9 milhão de turistas internacionais. Até o final de maio já serão mais de 2 milhões de visitantes, recorde alcançado com 12 dias de antecedência se comparado ao mesmo período de 2018. A meta é chegar ao final de 2019 com mais de 5 milhões de visitantes”, comentou o ministro.

Para alcançar esse volume de turistas internacionais, Cuba apresentou um programa de estratégias para o turismo até 2030. Entre os destaques estão novas aberturas hoteleiras, expansão da malha aérea doméstica e renovação de diversos atrativos.  O governo já tem em seu portfólio 741 projetos para desenvolvimento do turismo. São ainda 170 projetos com parcerias com investidores internacionais.

ESPANHA – A Espanha é o país convidado da Fit Cuba 2019. Segundo Marrero, o país é hoje o maior parceiro investidor no turismo de Cuba. Para a ministra do Turismo da Espanha, María Reyes Maroto, “o governo cubano esta apostando no turismo com importantes investimentos para ampliar a oferta hoteleira e também para buscar produtos mais competitivos e melhor qualidade. Tudo isso irá permitir uma maior participação de empresas espanholas nesses projetos”, disse. A ministra ainda rechaçou a nova política americana de novos embargos com a ilha e disse que a Espanha está liderando na UE uma resistência a aprovação dessa medida.

VEJA FOTOS DA FIT CUBA 2019:

O M&E viaja com proteção GTA

Tópicos relacionados