
O destino Bahia segue na liderança do turismo nacional, mantendo crescimento contínuo acima da média registrada no país. Na última pesquisa mensal de serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a abril de 2025, a Bahia teve um aumento de 10,2% no volume das atividades turísticas, enquanto o Brasil cresceu 6,4%, em comparação com o mesmo período de 2024.
Com a notícia desses bons resultados, no período junino, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) comemora e tem a expectativa de uma movimentação histórica de visitantes no estado, durante o São João. Em 2024, a festa recebeu 1,7 milhão de turistas, que injetaram R$ 2 bilhões na economia baiana. Para 2025, a estimativa da pasta é de 1,8 milhão de visitantes e R$ 2,3 bilhões de receita. Em maio, o órgão divulgou as comemorações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, grandes polos emissores de turistas para a Bahia.
“Estamos prontos para bater, novamente, o recorde de movimentação no São João, em função da promoção nacional do evento e do apoio estadual aos festejos em 300 municípios, com infraestrutura, segurança e muitas atrações regionais e nacionais”, disse o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.