Câmbio:

Idiomas:

Super tufão Ragasa pode paralisar aeroporto de Hong Kong por 36 horas

IMG 8973 Super tufão Ragasa pode paralisar aeroporto de Hong Kong por 36 horas
Ragasa é considerado um dos tufões mais fortes da última década na região (Windy)

O super tufão Ragasa avança pelo sudeste asiático e já ameaça interromper as operações no Aeroporto Internacional de Hong Kong, um dos mais movimentados do mundo. Autoridades locais se preparam para suspender todos os voos de passageiros por até 36 horas, entre a noite desta segunda-feira e as 18h de terça. Caso confirmado, será um dos fechamentos mais longos da história recente do terminal.

O Observatório de Hong Kong deve emitir ainda hoje o primeiro sinal de alerta para a tempestade, que já forçou evacuações e paralisações nas Filipinas e em Taiwan. Na capital filipina, Manila, escolas e repartições públicas foram fechadas, enquanto milhares de pessoas buscaram abrigos em regiões vulneráveis a inundações e deslizamentos de terra.

Com ventos sustentados de 215 km/h e rajadas que chegam a 265 km/h, Ragasa é considerado uma das tempestades mais poderosas a atingir a região nos últimos anos. O centro do tufão estava, até a manhã de segunda, a leste da província de Cagayan, nas Filipinas, avançando em direção às ilhas Babuyan a 20 km/h.

A agência meteorológica filipina alertou para ondas de até três metros no norte do país e risco elevado de deslizamentos. Até o momento, mais de 8 mil pessoas foram evacuadas em Cagayan, enquanto 1,2 mil já se encontram em centros de emergência na província vizinha de Apayao.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. ordenou a suspensão das aulas e atividades governamentais em 29 províncias. Voos domésticos também foram cancelados, e o transporte marítimo entre ilhas foi suspenso diante das condições extremas no mar.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *