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Destinos

Fórmula 1 estima crescimento de 22% no fluxo de turistas para São Paulo

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“Outubro e novembro são os meses dos sonhos para o segmento do turismo paulistano”;  comemora o diretor de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo (SPTuris); Luiz Sales. Dois grandes eventos ligados ao automobilismo devem movimentar o turismo na cidade de São Paulo. A expectativa é que cerca de 368 mil turistas gerem um movimento de R$ 385 milhões na economia da cidade ao participarem do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e do Salão Internacional do Automóvel. As estimativas são do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo.

Entre os dias 5 e 7 de novembro; acontece na cidade do São Paulo o 39º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1; no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). O público nos três dias de evento chega a 140 mil pessoas; sendo esperados 88 mil turistas. Em 2009; os gastos dos turistas da F1 chegaram a R$ 238 milhões. Neste ano; a expectativa é que o fluxo de turistas aumente 22%; movimentando cerca de R$ 250 milhões na economia da cidade.

Em paralelo a Fórmula 1; acontece também (entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro) o  26º Salão do Automóvel; no Anhembi Parque; que este ano completa 50 anos. A última edição recebeu 610 mil pessoas; sendo 200 mil turistas; que movimentaram R$ 112 milhões na cidade. Para este ano; a expectativa é que 280 mil turistas gerem movimentação de R$ 135 milhões na economia.

Por conta desses dois grandes eventos; a ocupação hoteleira deve ultrapassar os 70%. “Nessa época entre F1 e Salão não encontramos mais nenhum quarto vago na cidade. Há cinco anos que nossos índices apenas crescem. E esse ano promete ser ainda melhor. A cadeira produtiva do turismo em São Paulo está em festa”; disse o diretor.

“Outubro e novembro são os melhores meses do ano para o turismo paulistano. A Fórmula 1 e o Salão do Automóvel acontecem neste período; além de outros eventos e shows internacionais. O GP Brasil deve atrair 88 mil turistas para a cidade e gerar ou manter 21 mil empregos. Somando esses fatores ao prestígio e reconhecimento mundial por sediar a prova; fica claro que o GP é de grande importância para a cidade”; disse o presidente da SPTuris; Caio Luiz de Carvalho; que retornou recentemente a sua função.

Autódromo de Interlagos – A atualização do Autódromo é permanente e a prioridade dos investimentos; desde 2005; são para obras estruturais fixas e de segurança. Novidades como softwall (muro de proteção com tecnologia de absorção de impacto); tinta antiderrapante e grama artificial de alta resistência prometem deixar o Autódromo ainda melhor para a corrida do próximo final de semana.

A verba investida nessas obras pela Prefeitura de São Paulo foi de R$ 22 milhões. Além da importância para o automobilismo nacional; a Prefeitura de São Paulo tem outros grandes motivos para investir anualmente no GP Brasil de Fórmula 1; como o crescimento na arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviço) e a geração de postos de trabalho e renda para a cidade com o turismo. Pelo menos 21 mil empregos diretos e indiretos em São Paulo são gerados com o evento.

Pesquisa sobre o público da Fórmula 1 – Segundo a pesquisa feita no ano passado; 84;5% do público da F1 é masculino; 47;5% têm ensino superior completo e 38;9% são assalariados; seguidos por 18;3% de autônomos. A faixa etária predominante é de 30 a 39 anos (31;7%); seguidos por pessoas de 40 a 49 anos (22;2%). A maioria (21;7%) tem renda de 11 a 15 salários mínimos; e 21;5% tem renda de mais de 25 salários mínimos. O número de visitantes superou o de residentes: 59;7% contra 40;3%. A hospedagem concentrou-se em hotéis e flats – 57;8%; seguidos de casas de amigos/ parentes – 33;4%. Este ano será feita nova pesquisa pelo Observatório do Turismo da Cidade com cerca de 2 mil pessoas que visitarem o Autódromo.

            

Autódromo de Interlagos

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