
RIO DE JANEIRO – A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, encerrou a cerimônia de abertura da Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro, com um discurso emocionado e repleto de simbolismo. Primeira mulher a ocupar o cargo em 22 anos de história da pasta, ela destacou o protagonismo feminino, a importância da inclusão e a necessidade de fortalecer a responsabilidade social e ambiental no turismo brasileiro.
“Eu sigo o coração no Ministério do Turismo. E é com o coração que a gente chegou até aqui: com trabalho, com diálogo e com a certeza de que o turismo voltou e veio pra ficar”, afirmou.
Ana Carla aproveitou o momento para celebrar o resultado histórico de 7 milhões de turistas internacionais, anunciado na véspera da feira, ressaltando que o marco vai muito além dos números. “Nunca se falou tanto em sustentabilidade, em inclusão, em responsabilidade. Saímos daqui com mais responsabilidade para com o público LGBT, com as mulheres, com as crianças e adolescentes. Precisamos proteger os públicos vulneráveis no turismo, e cada um de nós tem um papel relevante nisso.”
Leia também: ELE FICA! Celso Sabino desafia União Brasil e diz que permanece no governo Lula como Ministro do Turismo
A secretária também fez uma homenagem aos agentes de viagem, reconhecendo seu papel essencial na experiência do turista. “São eles o primeiro rosto, a primeira voz, a primeira mensagem que representa o Brasil. São atos diários de coragem, com o país na ponta da língua e na ponta dos dedos, mostrando quem somos e o que queremos ser”, completou.
Agentes são o primeiro rosto, a primeira voz, a primeira mensagem que representa o Brasil
Em tom de gratidão, Ana Carla ainda destacou a importância da parceria entre governo federal, estados e municípios, reconhecendo o trabalho de infraestrutura, ordenamento e regionalização do turismo que possibilita o crescimento do setor. “Sem os estados e municípios, nada seria possível. O que mostraríamos lá fora sem portos, aeroportos, hotéis, praças, destinos e produtos estruturados? O trabalho de regionalização é o que garante resultado para o pequeno, o médio e o grande. O turismo é de todos”, continuou.
Ana Carla finalizou sua fala reforçando que o avanço do turismo é uma conquista coletiva, que combina gestão técnica, sensibilidade social e valorização da cultura local. “Importa que o turismo voltou, e ele veio pra ficar”, concluiu sob aplausos.
Veja cobertura completa do M&E na Abav Expo 2025 AQUI.
O M&E viaja com apoio da C2Rio e proteção GTA







