
A companhia japonesa All Nippon Airways (ANA) avalia a criação de uma rota direta entre Japão e Panamá, movimento que pode abrir novas possibilidades de conectividade para passageiros brasileiros rumo à Ásia. Executivos da aérea visitaram recentemente o Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, para analisar infraestrutura, capacidade operacional e possíveis acordos para viabilizar a operação.
A análise ocorre em meio ao fortalecimento da parceria entre a Copa Airlines e a All Nipon Airways, anunciada neste ano, permitindo conexões entre cidades brasileiras e o Japão via Panamá. Atualmente, passageiros partindo de cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Manaus já conseguem acessar voos da companhia japonesa por meio do Hub das Américas®, sem necessidade de deslocamento prévio até São Paulo.
All Nipon Airways mira conectividade entre América Latina e Ásia
Segundo autoridades panamenhas, representantes da All Nipon Airways e da Boeing estiveram em Tocumen para avaliar aspectos técnicos da possível operação, incluindo pistas, segurança aeroportuária e estrutura para aeronaves de longo alcance, como o Boeing 777-300ER.
O Panamá aparece como ponto estratégico para ampliar a ligação entre América Latina e Ásia graças à malha da Copa Airlines, que conecta mais de 80 destinos nas Américas. Para o mercado brasileiro, a possibilidade pode representar viagens mais descentralizadas e redução no tempo total de deslocamento em determinadas rotas.







