Câmbio:

Idiomas:

Ampro desenvolve mercado de viagens de incentivo e busca regulamentação da atividade

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 24/05/2011 - 12:56

.
.

Muito mais do que representantes de eventos no Brasil; as cinco entidades – Ampro; Abeoc; Abraccef; Ubrafe e CBCVB – buscam incentivar o uso da nomenclatura M.I.C.E. (meetings; incentive; convention; exhibitions). “Essa denominação engloba; de fato; todos os serviços envolvidos por esse mercado e queremos passar a ser reconhecidos dessa forma pelo setor de turismo”; afirmou José Gaspar Brandão; diretor Executivo da Associação de Marketing Promocional (Ampro); em entrevista ao MERCADO&EVENTOS. Integrante do Conselho Nacional do Turismo; a Ampro apresenta essa nova nomenclatura ao órgão pouco antes do Salão do Turismo 2011 em julho.

De acordo com Brandão; a Ampro procura ter uma atuação forte na indústria do turismo. Por meio dos comitês – Operadora de Viagens de Incentivo e Marketing de Incentivo; a entidade trabalha para a regulamentação da atividade de campanhas de incentivo e pelo seu reconhecimento seja em bens materiais ou de serviços como viagens. “É uma ação que estimula a produtividade e as vendas e por isso deve ser regularizada”; ressaltou o diretor; mencionando que o projeto de lei está em andamento e sob a coordenação do deputado Pedro Eugênio.

Em paralelo; a entidade promove roadshows de incentivo pelo Brasil. “Informamos sobre os cuidados que se deve ter ao organizar uma viagem de incentivo e como utilizar o marketing promocional para se ter a melhor experiência. Realizamos uma verdadeira capacitação no segmento de incentivo”; explicou Brandão. Este ano; o roadshow já passou por Belo Horizonte; Rio de Janeiro e Recife. Ainda em 2011; a  ação segue para Porto Alegre; Curitiba; Vitória e Salvador. Lançado no final do ano passado; a Ampro oferece ainda um manual de boas práticas na contratação de viagens de incentivo. O material destaca os pontos principais para o sucesso na organização de uma viagem mais personalizada.

Recentemente; o Comitê de Viagens de Incentivo; da Ampro; realizou uma ação especial em Pernambuco. O objetivo: atrair para o Estado mais passageiros em viagens de incentivo.  “Levamos agências e operadoras especializadas para conhecer a estrutura das localidades de Recife; Olinda e Porto de Galinhas. Por outro lado; apresentamos às autoridades pernambucanas todo o processo de legislação e marketing promocional para um destino receber grupos em viagens de incentivo”; salientou José Gaspar Brandão. A iniciativa aconteceu em meados de maio e já havia sido realizada em outros anos em Natal e Foz do Iguaçu.

A Ampro conta; atualmente; com 312 empresas associadas; sendo 12 agências de marketing de incentivo e 11 operadoras de viagens de incentivo. “Esse número varia mensalmente. Sempre temos a entrada de três a quatro empresas em nosso quadro mantenedores”; disse o diretor. A entidade; que completa 18 anos no dia 29 de junho; reúne em média 90% do mercado de marketing promocional do país e 95% do segmento de incentivo. Em 2010; a Ampro movimentou R$ 32;8 bilhões; um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. “Este ano estimamos incrementar esse número em 15%”; completou Brandão.

Bem Receber Copa – O projeto Bem Receber Copa irá incluir os profissionais que atuam no segmento de eventos; congressos e incentivo. A ideia; segundo José Gaspar Brandão; é que o programa de capacitação contemple as cinco associações do setor – Ampro; Abeoc; Abraccef; Ubrafe e CBCVB – e tenha início ainda este ano. “Estamos aguardando a aprovação do projeto. A estimativa é treinar cerca de dez mil profissionais do Brasil todo. Essa capacitação é fundamental se pensarmos que muitos estrangeiros virão durante a Copa por terem ganhado campanhas de incentivo em seus países”; lembrou o diretor. No sentido inverso; a Ampro está em estudo com a Embratur para firmar convênios que contribuam para a divulgação do Brasil como destino de viagens de incentivo.

    

José Gaspar Brandão, diretor Executivo da Ampro