Câmbio:

Idiomas:

Festival Vale do Café 2011 investe em novas atrações e mais qualidade

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 25/05/2011 - 11:50

.
.

A programação do 9° Festival Vale do Café foi apresentada na manhã desta quarta (25/05); em um brunch para a imprensa. O evento vai reunir música; gastronomia e diversos tipos de manifestações populares em 14 cidades do Vale do Paraíba; no interior fluminense. A edição contará com a participação de novas fazendas e de músicos como Yamandu Costa e Maíra Freitas; filha de Martinho da Vila.

Para Turíbio Santos; diretor artístico do festival; uma grande preocupação na hora de desenvolver as atividades é respeitar a linha de conduta que a região impõe: “A tendência de aumentar o evento pode ser destrutiva. Pode compromoter o charme e o espírito do local”.

O grande diferencial deste ano então; de acordo com o diretor do festival; Nelson Drucker; é a maior qualidade dos eventos; que deve impactar o turismo da região: “Esse rodízio de (visitas às) fazendas que o evento promove permite ao turista conhecer novos lugares. É o que os incentiva a voltar outras vezes; motivados pela manifestação cultural local”. Ele ressaltou ainda a importância de levar a praças públicas apresentações gratuitas como as do Balé e do Coro do Theatro Municipal e da Orquestra Sinfônica.

@img2@”O festival ter persistido todos esses anos é uma prova de que a cultura e a arte são capazes de transformar; gerar riquezas; impulsionar a hotelaria”; afirmou Cristina Braga; idealizadora do projeto.

O 9° Festival Vale do Café vai acontecer entre os dias 22 e 31 de julho. No ano passado; o projeto recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; promovido pela Secretaria de Estado de Cultura; na categoria empreendedorismo. A programação está disponível no site www.festivalvaledocafe.com.

“Acredito muito no potencial dele se transformar em um festival cada vez mais abrangente; para tornar o estado do Rio de Janeiro mais musical e atrativo. A cultura não deve e não precisa se concentrar apenas na capital”; declarou a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Adriana Rattes.

Sebrae – A Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário do Rio (Sebrae-RJ) desenvolveu uma pesquisa detalhada do festival; que indicou problemas e soluções em 150 páginas. “Nossa participação no evento deriva do impacto do festival. Ele tem esse poder de chamar a atenção para a hotelaria; a gastronomia e atrativos; espontaneamente”; declarou César Vasques; superintendente do Sebrae RJ. Segundo ele; a agência buscou ampliar as atividades e qualificar os empreendimentos turísticos. Cézar informou ainda que serão distribuídas 20 mil cartilhas de suporte aos turistas.

Nelson Druker, diretor do Festival, e Adriana Rattes, secretária de Cultura do Estado do RJ