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Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Convenção Europamundo reúne cerca de 300 pessoas, de 48 países, em Portugal

Convencao Europamundo na Europa re scaled e1698774983320 Convenção Europamundo reúne cerca de 300 pessoas, de 48 países, em Portugal

Participantes da Convenção Europamundo em Portugal (Divulgação/Europamundo)

Entre os dia 28 de outubro a 2 de novembro ocorre a Convenção Europamundo em Évora, Portugal. A programação é dividida entre uma agenda técnica e de experiência, com apoio institucional do Visit Portugal, Visit Alentejo e Centro de Portugal. Alejandro de la Osa, CEO empresa, abriu o encontro propondo uma reflexão sobre o atual momento e a importância da indústria do turismo em um cenário de chamou de mundo ideal versus mundo real.

“Estamos vivendo dias de guerra e de ódio, vendo terras em disputa. O fato é que o mundo está confuso e nosso mais profundo desejo é de que a tolerância que existe nesta sala, com mais de 40 nações representadas, seja expandida. Aqui, assim como em nossa indústria, somos capazes de coisas consideradas impossíveis”, disse.

Com um total de 164.484 passageiros embarcados em 2023, inserindo as previsões de novembro e dezembro, a Europamundo comemora o crescimento ante a 2019, quando a companhia embarcou 141.470 passageiros, o que representa um crescimento de 14%. “Os números são resultados do trabalho em conjunto realizado com os operadores de todo o mundo e questão presentes aqui neste encontro”, reforçou Alejandro de la Osa ao citar as presenças de operadores de todos os continentes.

Das Américas, destaque as presenças de representantes da Argentina, Paraguai, Guatemala, Nicarágua, República Dominicana, Porto Rico, México e Equador, além do Brasil, que marcou presença com uma comitiva representada pela Agaxtur, CVC, FRT, Incomun e Schultz.

Capacitação técnica, workshops, lançamento de ferramentas, debate sobre tendências, apresentação de cases e visita técnica marcam vigésima sexta edição do encontro, que terá suas 315 toneladas de CO2 compensadas em projeto brasileiro

“Em todo o mundo, 2023 não tem sido um ano fácil, mas seguimos resilientes e fortes, apoiando toda indústria, de modo a criar um futuro melhor para nossos clientes. as vendas bateram recordes mundiais de US$ 2 milhões este ano, aí inseridas as projeções de novembro e dezembro”. A afirmação é de Shinji Kamio, CEO do JTB, do qual a Europamundo Vacaciones faz parte.

Já Lídia Monteiro, do Conselho Diretivo de Turismo de Portugal, o Visit Portugal, falou sobre o crescimento do fluxo de turistas (37% a mais este ano em relação a 2019) e o recente reconhecimento do país como o melhor destino da Europa. “Aqui, história, tradição e conhecimento se cruzam com inovação e sustentabilidade. Estamos muito felizes pela Europamundo escolher fomentar o interior de Portugal”, disse.

Performance, desafios e investimentos

Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo e Shinji Kamio, CEO do JTB (divulgação)

Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, e Shinji Kamio, CEO do JTB (divulgação)

Tendo o México, Argentina, Brasil e Estados Unidos, respectivamente ocupando do primeiro ao quarto lugar em vendas globais da Europamundo, a saturação de muitos destinos turísticos é um dos principais dos desafios a serem geridos ao lado dos 30 mil passageiros que não reservam e/ou organizam seus roteiros 20 dias antes do embarque, segundo estudos internos da companhia. “Exatamente por isso, devemos fazer um trabalho cada vez mais forte com as integrações para que as vendas sejam mais qualificadas”, destaca Alejandro.

Da Argentina, Claudio Palacios, da Julia Tours, reforçou que os argentinos querem viajar: “minimamente, vamos trabalhar para obter a performance deste ano”. Paula Rorato, diretora de Produtos Internacionais da CVC, falou sobre o plano de abertura de novas lojas e crescimento em 2024, além do resgate do canal agências CVC e das marcas B2B que ganham reforço, cada uma com sua estratégia e nicho de mercado.

“A conectividade aérea está voltando no Brasil e, embora este tenha sido um ano muito forte para a Europa, ainda não chegamos ao desempenho de 2019. Para 2024, vamos trabalhar para crescer e superar os indicadores daquele que fora o nosso melhor ano”, disse.

Diego Soares, diretor-geral da FRT Operadora, falou sobre a importância da integração com a Europamundo para ampliar a oferta de vendas para mais de 5.000 agentes do Brasil. “Desde a COVID-19, naturalmente, ampliamos a comercialização de roteiros nacionais. Neste momento, estamos direcionando esforços para a retomada e ampliação das vendas internacionais, de modo a equilibrar o share de viagens dentro e fora do Brasil. Neste sentido, a parceria com a Europamundo é ainda mais estratégica”, disse.

Com 70% de seus ativos recentemente adquiridos pela Águia Branca, empresa brasileira que atua há 76 anos no turismo rodoviário, a Agaxtur pretende ampliar ainda mais a parceria com a Europamundo, segundo Claiton Armelin, diretor Executivo da empresa.

“Para além do marítimo, no qual somos consolidados, temos direcionado esforços para outros segmentos e o rodoviário tem uma sinergia direta conosco. Os roteiros oferecidos pela Europamundo estão no sonho de viagem do brasileiro, especialmente aquele que deseja conhecer a Europa com assistência. Nós queremos e vamos investir nesse potencial”, destacou.

Ana Paula Pereira, gestora da Incomum, comemora a ascensão da empresa no portfólio da Europamundo, destacando que, embora recente, a parceria é estratégica e vem contribuindo para o crescimento da empresa em todo o Brasil: com uma aliança iniciada há sete anos, em 2018 a Incomum ocupava a décima posição em vendas e, este ano, assume a posição de quinta maior operadora em vendas da Europamundo no Brasil. “Há três anos começamos a abrir novos mercados e a credibilidade da Europamundo nos acompanha. Nós vamos trabalhar para, em 2024, avançar mais uma posição neste valioso ranking”, diz a executiva.

Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil.

Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil (Divulgação)

Clayton Araújo, gerente Comercial da Europamundo no Brasil, ressaltou a importância o encontro deste ano. “Mesmo considerando os desafios que temos vivido, a retomada do turismo no pós-pandemia e o consequente crescimento dos números de vendas, ao lado de todas as novidades que apresentamos fizeram da convenção um momento mais do que propício, necessário, para apresentar e debater novas oportunidades. Vamos investir e trabalhar lado a lado com as operadoras brasileiras para crescer ainda mais nossa performance em 2024”, disse.

 

Representantes de países como México, Uruguai, Panamá e República Dominicana falaram sobre as incertezas das eleições em 2024, somadas ao desafio de trabalhar o turismo em anos de Copa do Mundo ou Olimpíadas, como ocorrerá em Paris, na França.

O trabalho de integração, na visão da Europamundo, deve ser acompanhado com avaliação, investimentos e atuação para redução de riscos, especialmente os que tratam de segurança. “A segurança de dados é muito importante e, junto com os benefícios da integração, precisamos nos atentar e tratar dos riscos potenciais, adotando novas camadas de proteção aos protocolos de segurança”, diz.

Lançamentos Europamundo

Interação entre participantes da Convenção (Divulgação)

Interação entre participantes da Convenção (Divulgação)

Entre os lançamentos da Convenção Europamundo 2023, destaque para a temporada de cruzeiros fluviais, com 35 novos itinerários, e a pré-venda até março de 2025. Novas rotas para Arábia Saudita foram lançadas com saídas mensais e seus roteiros atualizados, assim como no Egito, Israel, Palestina e Irã. “As incertezas naturalmente resultantes dos conflitos preocupam a todos nós”, disse Luis Garcia, fundador da Europamundo. Na Europa, Garcia apresentou quase 50 novos roteiros na França, Itália e Espanha, entre outros países.

Para além de roteiros, a Europamundo também apresentou novidades e investimentos em tecnologia da informação, que incluem, entre outros, estudos sobre tendências, lançamento de ferramentas que trazem novas oportunidades comercial e de marketing, apresentação de novo APP, detalhamento de novas funcionalidades administrativa e de sistema de previsão de vendas mundiais.

A parceria com o portal Wikitravel AI, desenvolvido a partir do Brasil e de Portugal pela TZ Systems, também foi destacada. Direcionado a viajantes e profissionais da indústria, o sistema é totalmente gratuito, alimentado por inteligência artificial e permite a colaboração de órgãos oficiais de turismo, que contribuem com informações, fotos e vídeos oficiais sobre seus destinos.

“Hoje, quando você faz uma pesquisa sobre a história e os atrativos turísticos de um destino, ela resulta em muita informação vinda de diferentes canais, o que demanda tempo para filtrar os dados oficiais mais confiáveis”, pontua Fabiano Simm, da TZ Systems. “O executivo reforça que, apesar de já ser usado para isso, o ChatGPT esbarra em algumas limitações – a começar pela própria consulta. “O ChatGPT conta uma história que, às vezes não é bem a realidade. Assim, se existirem falhas, os órgãos de turismo podem corrigir no Wikitravel e dialogar com a inteligência artificial, levando uma informação mais verídica para o usuário”, complementa.

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