
SÃO PAULO – Durante a WTM Latin America, o estado do Espírito Santo marcou presença com uma proposta clara: consolidar-se não apenas como um destino com potencial, mas como uma potência turística no Brasil. Quem afirma isso é o secretário estadual de Turismo, Victor Coelho, que conversou com exclusividade sobre os destaques do estado na feira e as expectativas para o ano de 2025.
“Costumo dizer que o Espírito Santo é um pedacinho do Brasil em um só lugar”, afirmou Coelho. Segundo ele, a diversidade capixaba é o grande trunfo: praias, montanhas, dunas, cachoeiras, turismo religioso, ecoturismo e gastronomia fazem do estado uma opção completa para diferentes perfis de viajantes.
Investimentos e principais atrativos
O carro-chefe continua sendo o turismo de sol e praia, com os mais de 400 quilômetros de litoral que contemplam o destino, mas o secretário destaca que há um trabalho ativo para incentivar os turistas a irem além da orla. “A gente induz quem vai às principais cidades a conhecer também a montanha, o agroturismo, o ecoturismo, o Parque do Caparaó, o carnaval de Itaúnas, que é muito famoso. São muitos produtos interessantes que a gente divulga”, disse.
A divulgação estratégica dos atrativos tem surtido efeito. Segundo dados acompanhados pela Secretaria de Turismo, Fecomércio e Sebrae, o estado tem registrado um crescimento consistente de visitantes, principalmente nos feriados e datas comemorativas. No último Carnaval, por exemplo, houve um aumento de 12% em relação ao ano anterior. “Nosso carnaval acontece uma semana antes do nacional e tem sido muito elogiado, tanto pela programação quanto pela receptividade, segurança e gastronomia. É um estado que entrega qualidade com um custo-benefício muito bom”, explicou.
Expectativas para os feriados de 2025
Com um calendário recheado de feriados no primeiro semestre de 2025, a expectativa é de novos recordes de ocupação. “Acreditamos numa crescente para os próximos feriados, e queremos manter esse ritmo nos próximos anos”, afirmou o secretário. Além disso, Coelho ressaltou eventos e temporadas que merecem destaque, como a observação de baleias-jubarte, que ocorre entre junho e outubro. “Somos conhecidos como observatório das jubartes, o que atrai turistas ligados à natureza e sustentabilidade”, destacou.
Outro atrativo é a cidade de Guarapari, reconhecida como a capital nacional da biodiversidade marinha.
Turismo religioso em alta
Por fim, o secretário lembrou da importância do turismo religioso, que se intensifica com a Festa da Penha, uma das maiores manifestações de fé do país. “Mais de 3 milhões de pessoas visitam o Convento da Penha, ícone do nosso estado. No final do mês, teremos oito dias de programação e a cidade é invadida por romeiros”, contou.