Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Mission Blue reconhece ilha particular da MSC como ‘Hope Spots’ devido ao trabalho de sustentabilidade

ocean cay msc e1691703344936 Mission Blue reconhece ilha particular da MSC como 'Hope Spots' devido ao trabalho de sustentabilidade

As indicações são cuidadosamente analisadas pelo Hope Spot Council (Divulgação/MSC)

A Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, foi formalmente reconhecida como ‘Hope Spot’, em decorrência das ações de proteção do ecossistema marinho. O mérito faz com que a ilha se una a outros 154 áreas com o mesmo título. Tais localidades são conhecidas como essenciais para a saúde dos oceanos com o objetivo final de alcançar a meta de Áreas Marinhas Protegidas.

As indicações são cuidadosamente analisadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos e especialistas, assegurando que a seleção final seja rigorosa e reflita as necessidades globais de conservação marinha.

“Ser nomeada como ‘Hope Spot’ é um reconhecimento importante para a Ocean Cay MSC Marine Reserve e ajuda a chamar a atenção para o fato de que todos nós temos um dever importante como cuidadores do nosso Planeta Azul. Essa responsabilidade é a razão pela qual a pesquisa científica e os esforços de restauração do nosso Programa Super Coral têm como objetivo, não só criar recifes de corais resistentes em torno de Ocean Cay e nas Bahamas, mas também contribuir simultaneamente para o conhecimento e iniciativas de conservação em todo o mundo.

Agradeço à Dra. Sylvia Earle e à Mission Blue pelos seus esforços incansáveis, que nos inspiram a valorizar e proteger a rica biodiversidade de nossos oceanos”, apontou Pierfrancesco Vago, membro do Conselho da MSC Foundation e Presidente do Comitê Executivo, bem como Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.

Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay em 2015, a ilha havia sofrido por décadas com atividades industriais, incluindo a extração de areia aragonita. A Companhia embarcou numa iniciativa de restauração, em colaboração com o governo das Bahamas, universidades reconhecidas, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha.

Por meio de um investimento substancial, o projeto de restauração já alcançou progressos significativos. Foram plantadas na ilha cerca de 5 mil árvores e 75 mil plantas, flores e arbustos nativos, revitalizando o ambiente terrestre. Enquanto isso, a saúde das águas ao redor da ilha pode ser vista pela crescente presença de vida marinha, incluindo de tartarugas-cabeçudas.

O Programa de Restauração Marinha abrange 64 km² de águas e ecossistemas marinhos em torno de Ocean Cay. Ele foi ampliado em 2019, quando a MSC Foundation iniciou o seu Programa ‘Super Coral’ para restaurar os recifes de corais da ilha. Esta iniciativa pioneira se baseia na colaboração científica e em pesquisas avançadas para identificar genótipos de corais conhecidos como “super corais”, que evoluíram para suportar melhor as altas temperaturas. Depois, estes corais serão estrategicamente replantados para criar recifes mais resistentes aos fenômenos de calor extremo provocados pelas mudanças climáticas.

Ocean Cay MSC Marine Reserve

O projeto ‘Hope Spots’ tem como objetivo aumentar a conscientização global sobre a importância da conservação marinha e a necessidade de uma ação urgente para reverter os danos ao ecossistema oceânico. O reconhecimento da Ocean Cay como ‘Hope Spot’ destaca o papel fundamental que os ecossistemas restaurados, como a Ocean Cay, podem desempenhar no aumento da biodiversidade e na melhoria da saúde geral dos nossos oceanos.

A Dra. Sylvia Earle, Presidente e Diretora da Mission Blue, expressou o seu entusiasmo pelo reconhecimento, afirmando: “Isso reconhece os abrangentes esforços de restauração e o compromisso com a proteção da biodiversidade marinha. Liderado por Pierfrancesco Vago, a restauração da Ocean Cay tem sido um esforço multidisciplinar para restabelecer o equilíbrio ecológico nesta ilha de calcário e em sua área marinha circundante. (…) A Ocean Cay informará milhares de pessoas, semanalmente, sobre a importância crucial de cultivar e plantar corais resistentes ao calor para a conservação marinha, a saúde dos oceanos e o bem-estar humano”.

Receba nossas newsletters