Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Maior e melhor: 11ª WTM-LA começa nesta segunda (15) cheia de novidades; saiba tudo

WTM-LA

Neste ano a expectativa é de ter alta de 5% no volume de profissionais participantes (Eric Ribeiro/M&E)

Está praticamente tudo pronto para a 11ª edição da World Travel Market Latin America (WTM-LA), que acontece entre os dias 15 a 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Uma das maiores feiras de Turismo da América Latina contará com cerca de 630 expositores, 85 buyers, aproximadamente 500 participantes do “Programa Agentes na Estrada” e a expectativa de crescimento de cerca de 5% no volume de visitantes totais. São esperados mais de 27 profissionais.

A WTM-LA deste ano acontece sob o tema “The Future is Open. Be the change”, propondo uma reflexão sobre a importância do protagonismo do setor frente a um futuro pautado por mudanças rápidas. A feira será dividida por cores e regiões, da seguinte forma:

  • América do Norte será identificada pela a cor verde;
  • América Latina estará no setor vermelho;
  • Ásia e Oceania pertencerão ao setor laranja;
  • Brasil ficará no setor Amarelo;
  • Cruzeiros, no azul claro;
  • Europa ficará com a cor azul;
  • Hotéis e locadoras de veículos na cor verde;
  • Operadoras no rosa claro;
  • Oriente Médio e a África estarão na área de cor verde claro;
  • Travel Techs na cor roxa;

Com 7,2 mil metros quadrados de área, o espaço está mais otimizado e ampliado em 20% em relação à 2023. A ampliação de espaço inclui fatores como a revisão dos pavilhões, feita pelo próprio local da feira, que, ao mover os banheiros, deu mais mobilidade e espaço para estandes e corredores. Um dos destaques vai para o aumento de 50% na presença de destinos do Nordeste, com estandes maiores e mais elaborados, além de novos participantes.

DESTINOS – Entre os destinos internacionais confirmados estão Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Belize, Itália, Israel, Jordânia, Egito, Maldivas, Estados Unidos, além de empresas privadas da Europa, Ásia e Oriente Médio, Já entre os destinos nacionais, presença massiva dos estados brasileiros, com destaque para os estreiantes Campos do Jordão, Joinville e Fortaleza. Entre as companhias aéreas confirmadas esgtão Gol, Azul, Latam e Delta, além da estreia da TAAG.

Segundo dia da WTM LA Maior e melhor: 11ª WTM-LA começa nesta segunda (15) cheia de novidades; saiba tudo

WTM-LA (Eric Ribeiro/M&E)

MAIS DESTINOS – Também estão confirmados profissionais de África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Azerbajão, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, Filipinas, França, Holanda, Índia, Itália, Luxemburgo, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Ruanda, Tanzânia, Venezuela.

AGENTES BRASILEIROS E HOSTED BUYERS – Ao todo, estão confirmados 500 agentes em viagens aéreas e rodoviárias de todas as regiões do Brasil, além de 75 hosted buyers (compradores) oriundos de diversas partes do globo, com destaque para a América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai e Uruguai), a Europa (Itália, Espanha, França, Alemanha e Portugal) e América do Norte (Estados Unidos e Canadá).

WTM-LA 2023 – A edição do ano passado da WTM-LA contou com 623 empresas expositoras de 40 países, 27.044 profissionais de viagem, além de 10.818 visitantes comerciais. Houve aumento de 157% no número de agentes de viagens, totalizando 6.947, e incremento de 31% na quantidade de representantes de mídia (1.188), além da alta de 61% na quantidade de membros do Buyers’ Club (2.510). Ao todo, 5.581 expositores estiveram no local.

Conteúdo de qualidade

wtm

Bianca Pizzolito, head da WTM-LA (Divulgacão)

A edição deste ano terá três teatros dedicados a compartilharem conteúdos relevantes para o público. “Temos uma ampla programação de conteúdo qualificado com a participação de grandes líderes, referências em seus segmentos de atuação com o objetivo de reforçar o papel que cada profissional e empresa têm na criação coletiva de um futuro inovador e sustentável para toda a indústria”, aponta Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

O palco Transformation, que sediará a entrega da quarta edição do “Prêmio de Turismo Responsável”; no dia 6 de abril, às 18 horas. Seis categorias que dialogam com a realidade latino-americana e parceiros estratégicos especializados no tema serão apresentados.

O palco Trends, com foco no compartilhamento de dados e informações-chave para nortear os negócios de diferentes segmentos, além de tendências e novidades do mercado turístico. Participam desta área, Jeanine Pires e Marta Poggi,

“Esse é o espaço no qual destacamos o que as marcas entendem como tendência, como elas trabalham com essas ferramentas e como a indústria está se comportando para dar insights aos profissionais que podem adaptar as ideias e aplicá-las aos seus negócios. Para valorizar a formação, também teremos um bate-papo sobre desenvolvimento de carreiras em turismo”, resume Virgínia Marques, gerente de Marketing da WTM Latin America.

unnamed 49 e1711552978602 Maior e melhor: 11ª WTM-LA começa nesta segunda (15) cheia de novidades; saiba tudo

Virgínia Marques, gerente de Marketing da WTM Latin America (Divulgação)

O palco Technology, que se baseia no equilíbrio entre conteúdo de excelência, qualidade dos palestrantes e diversidade de perspectivas sobre o futuro da atividade. Especialistas como Daniel Wilke, senior Business Executive do Travel Team da Google e Alexandre Cordeiro, fundador do TurisTech e head de Inovação da ViagensPromo marcarão presença.

A partir desta edição, a WTM Latin America também se compromete com uma meta de diversidade que vale para o Trends e para os outros dois teatros temáticos –Transformation e Technology. Profissionais que representam minorias deverão liderar ou participar de pelo menos 50% das palestras, painéis e debates sobre temas diversos.

“Não queremos mais que a pessoa preta fale somente sobre afroturismo ou o cadeirante participe exclusivamente em assuntos relacionados à acessibilidade. Teremos profissionais com deficiências, LGBTQIA+ e pretos tratando temas diversos em toda a programação”, adianta Virgínia.

“Estamos investindo nesta diversa composição dos teatros, com palestrantes que representam justamente a diversidade da indústria”, destaca Pizzolito. A programação completa de palestras, painéis e debates estará disponível em breve no site da WTM-LA. Os temas também estarão disponíveis no Connect Me, plataforma de agendamento de reuniões, que permite planejar o roteiro de visitas durante os três dias de evento.

Prêmio Turismo Responsável

4º Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America será entregue neste ano (Divulgação/WTM)

4º Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America será entregue neste ano (Divulgação/WTM)

Em sua quarta edição em 2024, o Prêmio de Turismo Responsável, 22 finalistas de 10 países concorrem em seis diferentes categorias, sendo a categoria “Turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais”, estreante. São elas:

  • Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade;
  • Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo;
  • Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo;
  • Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos;
  • Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais;
  • Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas.

Cada uma delas recebe chancela de entidades especialistas de diferentes países da América Latina. E segundo Bianca, este é um momento muito importante da feira. “Refizemos as categorias do prêmio a fim de colocá-lo dentro de uma realidade mais latino-americana e atingir um público maior. Tanto é que tivemos 50% a mais de inscritos em relação ao ano passado”, disse ela.

“Refizemos as categorias do prêmio a fim de colocá-lo dentro de uma realidade mais latino-americana e atingir um público maior. Tanto é que tivemos 50% a mais de inscritos em relação ao ano passado”

No total, mais de 150 cases inscritos, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Os critérios de seleção incluem aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. Além do reconhecimento, os finalistas recebem feedback de especialistas e o reconhecimento público das boas práticas para clientes e compradores de um mercado bastante competitivo.

Programa Agente na Estrada

Com 500 vagas, a iniciativa que já está com inscrições encerradas, teve como quesito de participação CNPJ ativo, Cadastur, fazer parte da base do evento como agente emissivo, realizar vendas por meio de operadoras e se dispor a cumprir a agenda de eventos e reuniões marcadas pelo ConnectMe, plataforma de agendamento da WTM Latin America.

“O investimento que fazemos no programa ‘Agente na Estrada’ reflete o reconhecimento da WTM Latin America a uma das forças motrizes de nossa indústria, que é o agente de viagens. Nosso principal objetivo é que o programa seja um catalisador de boas práticas, capacitando os agentes participantes a se tornarem multiplicadores de conhecimento, semeando o crescimento de nossa indústria”, diz Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

Capacitação da Disney

Barbara Modenesi, gerente de Treinamentos da Disney será responsável pela capacitação na WTM-LA (Eric Ribeiro/M&E)

Barbara Modenesi, gerente de Treinamentos da Disney será responsável pela capacitação na WTM (Eric Ribeiro/M&E)

A Disney Destinations, que terá um estande próprio (#D50), com photo opps especiais do Walt Disney World Resort, Disney Cruise Line e Disneyland Resort, também promoverá capacitações ao longo dos três dias da WTM-LA, abordando tanto os parques e hotelaria quanto os produtos marítimos. Para participar, os interessados deverão se inscrever diretamente no estande da empresa durante a feira, sujeito à disponibilidade e com vagas limitadas.

Segunda-feira, 15 de abril (2 sessões)

15h00 às 16h00 – Walt Disney World Resort
17h00 às 18h00 – Disney Cruise Line

Terça-feira, 16 de abril (2 sessões)

15h00 às 16h00 – Walt Disney World Resort
17h00 às 18h00 – Disney Cruise Line

Quarta-feira, 17 de abril (1 sessão)

13h00 às 14h00 – Land & Sea

Receba nossas newsletters