Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Desenvolvimento do Turismo Interno é prioridade, diz MTur na abertura do BTM 2023

Milton Zuanazzi, durante abertura do BTM (Eric Ribeiro, M&E)

Milton Zuanazzi, durante abertura do BTM (Eric Ribeiro/M&E)

FORTALEZA – “A gente sente vergonha de termos 6 milhões/ano de turistas estrangeiros no Brasil, mas a vergonha real é não termos nem a metade da população do país visitando os próprios destinos. São apenas 100 milhões de brasileiros viajando. Temos um dever com o Turismo Interno”. Foi com essa fala, que o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, participou da abertura do BTM 2023.

“A gente sente vergonha de termos 6 milhões/ano de turistas estrangeiros no Brasil, mas a vergonha real é não termos nem a metade da população do país visitando os próprios destinos. São apenas 100 milhões de brasileiros viajando. Temos um dever com o Turismo Interno”

Durante seu discurso, Milton saudou aos representantes de entidades públicas e privadas, e endossou que a união das esferas é de suma importância para o desenvolvimento do Turismo no país. ”Desenvolver, Qualificar e Promover são os três verbos dos quais precisamos no apoiar para fazer o Turismo crescer, e estar na BTM é utilizar a oportunidade de promover os produtos que estão desenvolvidos, aprender formas de qualificar e melhorar”, disse ele.

“Não há bom destino sem equipamentos bem estruturados e não há um equipamento bem estruturado sem um bom destino, ambas as coisas caminham unidas. Precisamos do trabalho conjunto dos setores púbico e privado. E não podemos ainda, permitir que continuem no esquecimento os programas de incentivo ao Turismo, como ocorreu ao longos dos últimos anos, temos que vê-los sendo abraçados pelos agentes de viagens e pelas entidades”, salientou.

O executivo aproveitou ainda, para provocar reflexão na audiência, dizendo que ” mesmo que consigamos fechar o ano com 200 milhões de turistas, o dobro dos índices atuais, ainda estaremos muito atrás dos níveis internos de países como estados Unidos, China e Europa. É desse número que temos que ter vergonha e é em cima do turismo interno que devemos trabalhar”, finalizou.

Pleitos do setor

Breno Mesquita, diretor da BTM

Breno Mesquita, diretor do BTM (Eric Ribeiro/M&E)

Durante a cerimônia de abertura do BTM, questões como as altas tarifas dos bilhetes aéreos foram colocadas e Breno Mesquita, CEO do evento, pediu aos representantes das secretarias e entidades do Governo Federal, com destaque ao Ministério do Turismo e Embratur, que atuassem em prol da flexibilidade tarifária e redução dos preços, impactando no aumento do fluxo e demanda turística. “Acredito que juntos podemos alcançar as metas e soluções para desenvolver o setor”, compartilhou.

Projetos e capacitação do Turismo

Marcos Pompeu da Fecomercio CE e1697733368505 Desenvolvimento do Turismo Interno é prioridade, diz MTur na abertura do BTM 2023

Marcos Pompeu, secretário executivo na Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomercio do Ceará (Eric Ribeiro/M&E)

O secretário executivo na Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomercio do Ceará, Marcos Pompeu, discursou ressaltando a importância de Fortaleza sediar a BTM e seus desdobramentos para o fomento do Turismo. “Desde a primeira edição da BTM aqui no Ceará, apoiamos esse grande movimento de capacitação, negócios, trabalho internacional e a presença de caravanas, que a BTM realiza.

Aproveito para compartilhar, que o Sesc está lançando um projeto de roteirização dos destinos e produtos turísticos do Ceará, o qual conta com gerencia própria da unidade, apoio da Abav e Fecomércio. Essa é mais uma iniciativa que temos em prol do desenvolvimento do setor”.

Silvio Moreira, do Sebrae (Eric Ribeiro/M&E)

Silvio Moreira, do Sebrae (Eric Ribeiro/M&E)

Em complemento, Silvio Moreira, gerente de competitividade do Sebrae Ceará destacou, que: “O Sebrae tem em todo o Brasil iniciativas para o desenvolvimento do Turismo, porque a partir dele, vários outros segmentos são impactados e fortalecidos. Esse ano, pela primeira vez participaremos com as nossas rotas turísticas, que apoiamos há anos. Além da visibilidade, acreditamos que a BTM é uma feira geradora de negócios”, pontuou.

Romero Rodrigues, Presidente da Comissão parlamentar de Turismo da câmara de deputados

Romero Rodrigues, presidente da Comissão parlamentar de Turismo da câmara de deputados (Eric Ribeiro/M&E)

Esteve ainda na pauta, o foco nas capacitações e qualificação profissional, como ferramenta para melhorar a qualidade dos serviços e fidelizar o turismo. “Ao trabalharmos o desenvolvimento de um destino temos que criar várias estratégias e a mais importante delas é a capacitação do destino, é ela que vai fomentar a cidade turística na prateleira, porque o bem-receber faz com que o visitante não só se sinta bem, como divulgue e retorne”, frisou o presidente da frente parlamentar e Turismo, Romero Rodrigues.

Yrwana Albuquerque secretaria de turismo do estado do Ceara durante abertura do BTM e1697734585372 Desenvolvimento do Turismo Interno é prioridade, diz MTur na abertura do BTM 2023

Yrwana Albuquerque, secretaria de Turismo do estado do Ceará (Eric Ribeiro/M&E)

E para finalizar, Yrwana Albuquerque, secretaria de Turismo do estado do Ceará, também discursou apontando que a BTM terá uma programação com 520 horas de conteúdo  ”Essa é uma oportunidade de colaborarmos com o futuro. Aqui temos 200 marcas brasileiras, e diversos profissionais comprometidos a mostrarem as belezas e potencialidades do Ceará, para torná-lo cada vez mais competitivo”, destacou ela.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.

Receba nossas newsletters