Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Paulo Octavio Pereira de Almeida abre Talk do 19º ESFE

Paulo Octavio Pereira de Almeida diretor da Live Marketing Paulo Octavio Pereira de Almeida abre Talk do 19º ESFE

Paulo Octavio Pereira de Almeida, diretor da Live Marketing (Divulgação)

A 19ª edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE) da América Latina ocorrerá no próximo dia 20 de fevereiro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com cerca de 600 participantes e 34 marcas expositoras, das 8h00 às 19h00, além da promoção de networking e coquetel de encerramento.

“Será um momento precioso de aproximação e sinergia entre líderes que decidem. Por meio da Plataforma ESFE, entidades e marcas exibem produtos e serviços ao mercado”, diz Otávio Neto, CEO do Grupo ON Media, idealizador e realizador do Esfe. O evento conta com um novo formato, que amplia a abordagem de temas de interesse comum aos profissionais de turismo, feiras, eventos e congressos.

Segundo Paulo Octavio Pereira de Almeida, diretor Executivo da Ubrafe, a partir dos dados do Barômetro Ubrafe SP TURIS, houve 1.286 eventos de grande porte na cidade de São Paulo, em 2023, que são aqueles que têm mais de 700 participantes únicos. “Estes eventos atraíram quase 7 milhões de participantes, sendo 70% moradores do Estado e 30% verdadeiros turistas de negócios, vindos de fora do estado ou do país”.

O executivo acrescenta que estes 7 milhões de participantes geraram impacto econômico, na cidade de São Paulo, de quase R$ 10 bilhões. “Isso sem considerar os investimentos feitos pelos organizadores destes 1.286 eventos nem a quantidade de negócios gerados entre os participantes. Dados da UBRAFE mostram que quase 5% do PIB brasileiro resultam de transações nas feiras de negócios”, complementa..

Para Paulo, “já existe uma tradição no setor de Feiras relacionada à data em que o ESFE ocorre. É o primeiro evento no calendário comercial, após as férias de verão. Então, as principais lideranças setoriais veem este evento como a linha de largada para o ano de 2024”.

Pós-pandemia

Paulo Octavio diz que 2023 foi o primeiro ano pós-pandemia sem a influência negativa da crise sanitária. “Eventos são idealizados por empresas para empresas. A tomada de decisão é longa, acima de um ano em alguns caos. Assim, os eventos realizados no decorrer de 2023 foram confirmados apenas a partir do 2º semestre de 2022. E o 1º semestre de 2023 foi, ainda, de estagnação completa do setor de eventos B2B”.

Receba nossas newsletters