Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Brasília ganha roteiro turístico sobre as bandas da cidade no Dia Mundial do Rock

Brasília 24/01/2017 - Torre de Tv . ROBERTO CASTRO/Mtur

Diversas estações contarão a história do gênero na cidade (Roberto Castro/MTur)

Brasília ganhará um roteiro turístico sobre as bandas da cidade no Dia Mundial do Rock, nesta terça-feira (13), às 10h, na Torre de TV. Diversas estações contarão a história do gênero na cidade. Acessando um QR Code, será possível ampliar o conteúdo no Google Earth. Nestas estações, haverão placas, com iconografia padrão e identificação por uma nota musical, que contarão a história resumida remetida àquele local.

“Ainda nesta semana, outras 14 placas como esta aqui da Torre de TV serão instaladas em locais como a Colina da UnB, Ermida Dom Bosco e Espaço Cultural Renato Russo, entre outros”, disse Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF. “No Dia Mundial do Rock estamos resgatando essa história, definitivamente. Porque ressignificamos a importância de um movimento cultural único no Brasil e que agora se torna também um Roteiro Turístico único. Nenhuma outra cidade no País consegue fazer algo igual. Isso é nosso. Só Brasília alcança esse privilégio”, completou.

De acordo com a Secretária de Turismo do DF, por meio da música, um roteiro que vai estimular o turismo interno e a atrair pessoas de todo o Brasil está sendo construído “Pois não podemos deixar de lembrar que as 26 bandas da cidade que chegaram às grandes gravadoras nos anos 80 e 90, juntas, venderam mais de 30 milhões de discos em todo o país”, destaca.

cc27b900-66f9-48dc-9860-06d2b19d1f1a

Lançamento acontece nesta terça-feira (13)

Haverá encontros nas garagens do Lago Sul e Norte, nos gramados que viraram palco da boa música, nos estabelecimentos comerciais das asas Sul e Norte, o Rock na Ciclovia e o som feito no Cave (Guará). Moradores e turistas contarão com uma experiência única pelo olhar do estilo musical que consagrou a história da cidade e foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF pela Lei Distrital nº 5.615.

A rota Brasília Capital do Rock passa a integrar diversas outras rotas criadas pela Setur-DF para ajudar moradores e visitantes a conhecerem melhor os atrativos da capital federal e segue um padrão internacional de sinalização, com informações bilíngues em Inglês e Espanhol para atender também o turista estrangeiro. A Coleção Rotas Brasília conta, ainda, com a Rota Fora dos Eixos; do Cerrado; da Paz; Cultural; Náutica, Cívica e Arquitetônica. Essas já estão mapeadas e disponibilizadas no site da

As 15 primeiras placas a serem instaladas

  • Torre de TV – Onde vários grupos se apresentaram ao longo dos anos
  • UPIS – Onde havia várias apresentações
  • QI 8 Lago Norte – Residência de Philippe Seabra
  • Colina UnB – Onde moravam vários dos músicos
  • Ed. Rádio Center – Onde as bandas ensaiavam
  • Esplanada dos Ministérios – Grandes shows de aniversário da cidade
  • Estádio Nacional Mané Garrincha – Apresentação de Legião Urbana e Capital Inicial
  • SQS 303 – Residência de Renato Russo
  • Espaço Cultural Renato Russo – Antigo Teatro Galpãozinho (508 sul)
  • Entrequadra 110/111 SUL – Food’s – Onde as bandas subiam em caminhões para se apresentar
  • Centro de Convenções Ulysses Guimarães
  • Concha Acústica de Brasília – Lançamento do LP Rumores
  • Centro Comercial Gilberto Salomão – Lago Sul – Local do primeiro show do Aborto Elétrico
  • Residência Raimundos – QI 9 do Lago Sul – Casa do Digão
Receba nossas newsletters