Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Dez cidades brasileiras aderem ao projeto ‘Destinos Turísticos Inteligentes’

273668f7-ef2e-47d2-aaab-c0ea2a14625e

Evento do MTur e do MCTI oficializou 10 cidades brasileiras como Destinos Turísticos Inteligentes (Roberto Castro/MTur)

Uma cerimônia virtual nessa quarta-feira (30/6) marcou a adesão de 10 cidades brasileiras ao projeto-piloto de implantação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) no país. A iniciativa, fruto de um acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios, é pioneira no Brasil e busca definir um formato nacional para a criação de DTIs.

O trabalho envolve duas localidades de cada região: Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Os municípios foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano.

O ministro Gilson Machado Neto ressaltou que a implantação de DTIs vai elevar a competitividade do turismo nacional, com a consequente geração de emprego e renda. “Não tenho dúvida de que ações como essa farão a diferença no futuro e serão lembradas pela sua perenidade. Contem conosco para que a gente consiga construir um modelo que realmente auxilie o turismo e resulte em emprego e renda para a população”, declarou o ministro.

As cidades que integram o projeto-piloto de criação de DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local de forma inovadora e interativa, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.

Receba nossas newsletters