A fim de garantir que não haverá surpresas inesperadas do clima, o show da Madonaa, em Copacabana, no dia 4 de maio, contará com um serviço de monitoramento do clima e das marés realizado pela Climatempo. O serviço envolve tecnologias próprias, além de dados de modelos e estudos meteorológicos previamente realizados pela empresa. A empresa já desenvolveu estes serviços para outros mega eventos, como o Rock inRio, e o Lollapalooza, além do último show da própria Madonna no Brasil, em 2012.
O trabalho da Climatempo será realizado em algumas etapas. O monitoramento do clima começou a ser realizado em 16 de abril, inicialmente com o objetivo de apoiar a produção na montagem da infraestrutura para o evento. Em uma segunda etapa, será instalada a estação meteorológica próxima à estrutura do palco, com foco em medir as variáveis do tempo como chuva, umidade, temperatura, velocidade e direção do vento, e contará então com um meteorologista da Climatempo trabalhando presencialmente nos primeiros dias de maio e durante o show, dando respaldo à equipe de produção, com a emissão de boletins diários e alertas.
“No momento, estamos medindo, em tempo real, todas as variações do tempo próximas ao local do evento. Se, em determinado dia, a previsão for de chuva intensa, o que, nesta primeira fase, pode prejudicar a montagem da estrutura, emitiremos avisos para que a produção decida se o trabalho terá uma pausa ou não”, explica Robson Miranda, meteorologista e executivo de vendas da Climatempo que está à frente deste projeto.