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Destinos / Política

Isenção de visto: sem investimento em promoção, Brasil deve perder relevância nas buscas

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Países com isenção de visto mantêm forte ritmo de reservas para o Brasil, mas buscas desaceleram

Os turistas do Canadá, Japão, Austrália e Estados Unidos tiveram suas viagens ao Brasil facilitadas por conta da isenção de vistos para viajantes destes países. Nos meses seguintes ao anuncio as reservas de norte-americanos para o Brasil aumentaram 31%, em junho, e 47%, em julho, em comparação aos mesmos meses do ano passado. O Canadá registrou aumento ainda maior de reservas, com crescimento de 37%, 27% e 122% para os meses de junho, julho e agosto, respectivamente.

Porém, dados das ferramentas de Big Data para destinos da Amadeus mostram que o interesse em relação ao Brasil vem diminuindo após o impulso dado pelo na anúncio original do governo brasileiro. Nos quatro países pesquisados, as buscas por passagens para o Brasil tiveram desaceleração entre março, mês do anúncio, e maio, na comparação com o ano anterior. Os norte-americanos, por exemplo, fizeram 57,7% mais buscas de passagens aéreas para o Brasil em março de 2019 do que no mesmo mês de 2018. Em maio, porém, o número teve um recuo de 2,7% em relação a maio do ano passado.

A mesma tendência foi observada nas buscas de passagem para o Brasil com origem no Canadá (44% de aumento ano contra ano em março, e apenas 27,5% em maio), Japão (5,9% de aumento em março e queda de 13,2% em maio) e Austrália (53,2% de aumento em março e apenas 1,8% em maio).

“O aumento nas buscas por passagens, no primeiro momento após o anúncio da isenção, deu-se muito pela novidade do tema. No entanto, sem uma campanha de divulgação nesses mercados, o crescimento do interesse não se sustenta”, afirma Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus Brasil. “Dito isto, é importante que a simplificação do processo de visto se mantenha, bem como o início de uma campanha extensa de promoção do Brasil como destino ideal para os mercados de interesse”.

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