Como já divulgado pelo M&E, o Japão vai começar a receber um número limitado de viajantes internacionais como parte de um programa de “turismo de teste” projetado para coletar informações antes da reabertura completa do país. O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida confirmou que o país enfim abrirá suas fronteiras para turistas estrangeiros, inicialmente limitados a visitas guiadas em grupo, a partir de 10 de junho.
“Retomaremos a aceitação de turistas em pacotes turísticos com guias a partir do dia 10 do próximo mês. estado de infecções”, disse o ministro ao The Japan Times. A decisão ocorre depois do secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, anunciar que a partir de 1º de junho o Japão não exigiria quarentena ou testes de aeroporto para chegadas de turistas provenientes de países onde as taxas de infecção de Covid-19 estão baixas.
De acordo com a Reuters, o Japão oferecerá pacotes turísticos limitados para viajantes vacinados com três doses dos Estados Unidos, Austrália, Tailândia, Reino Unido e Cingapura “para obter informações para uma retomada mais ampla do turismo em uma data futura não especificada”. Os grupos turísticos receberão aprovação do governo e devem planejar seus itinerários com antecedência, sempre acompanhados por operadores turísticos.
Atualmente, apenas viajantes de negócios, trabalhadores estrangeiros e visitantes aprovados estão permitidos a entrar no Japão, embora ainda tenham que fornecer um teste de coronavírus negativo em 72 horas, preencher os formulários de saúde necessários e reconhecer as regras e regulamentos do país.