Em meio a promessas por parte do governo e pressões por parte de órgãos ligados ao turismo, o Japão vai começar a receber um número limitado de viajantes internacionais, já neste mês, como parte de um programa de “turismo de teste” projetado para coletar informações antes da reabertura completa do país.
De acordo com a Reuters, o Japão oferecerá pacotes turísticos limitados para viajantes vacinados com três doses dos Estados Unidos, Austrália, Tailândia e Cingapura “para obter informações para uma retomada mais ampla do turismo em uma data futura não especificada”. Os grupos turísticos receberão aprovação do governo e devem planejar seus itinerários com antecedência, sempre acompanhados por operadores turísticos.
No mês passado, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou que o país estava se preparando para um relaxamento gradual das medidas de fronteira em junho, que alinharia a nação com os outros países do G7.
Atualmente, apenas viajantes de negócios, trabalhadores estrangeiros e visitantes aprovados estão permitidos a entrar no Japão, embora ainda tenham que fornecer um teste de coronavírus negativo em 72 horas, preencher os formulários de saúde necessários e reconhecer as regras e regulamentos do país.