Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Novo presidente da ETC Brasil crê na estagnação do número de brasileiros na Europa

Bernardo

Bernardo Cardoso

A Comissão Europeia de Turismo (European Travel Commission – ETC) anunciou no fim de maio, Bernardo Cardoso como o novo presidente responsável pela operação da Comissão no Brasil. Em entrevista exclusiva ao M&E, Bernardo abordou as estratégias, ações e formas de investimento para manter um fluxo saudável de turistas entre Europa e Brasil, além de tocar em um assunto que vem tirando o sono dos europeus: os ataques terroristas (assunto exclusivo do nosso material impresso).

Abaixo é possível conferir uma parte da entrevista, que estará publicada integralmente na próxima edição impressa do M&E.

MERCADO & EVENTOS –  Fácil seria realizar ações, criar estratégias e traçar planos para fomentar o mercado brasileiro emissivo de turistas para a Europa, nos anos de ouro do Brasil, entre 2009 e 2012. Agora, em 2016, o que fazer para ao menos manter o fluxo de turistas entre os dois continentes em meio a uma das maiores recessões econômicas da história do país?

Bernardo Cardoso – O Brasil é um mercado com grande potencial, mesmo em momentos de instabilidade. No ano passado, 3,6 milhões de turistas brasileiros chegaram à Europa, representando uma participação de 36% do curso total de saída do Brasil no ano passado. Segundo o Banco Central, em 2015, foram gastos US$ 17,36 bilhões por brasileiros no exterior.  A Europa acredita no mercado brasileiro em longo prazo, não é à toa que a Comissão Europeia de Turismo investe na promoção do continente europeu no país há décadas. A Europa segue sendo o destino preferido pelos turistas brasileiros. As alternativas são buscar novos destinos, públicos, sobretudo, no turismo de experiência.

M&E –  No ano passado, 3,6 milhões de turistas brasileiros chegaram à Europa, representando uma participação de 36% do curso total de saída do Brasil em 2015. Já dá para fazer uma previsão de crescimento para este ano? Os resultados do 1° trimestre já foram divulgados?

Bernardo Cardoso – A previsão para 2016 é de estagnação do número de turistas brasileiros na Europa, ainda que existam diferenças entre os distintos destinos. Sem bem que o interesse dos turistas brasileiros pela Europa não diminuiu, por isso, confiamos no retorno de nossos esforços da promoção em longo prazo.

….A íntegra é possível conferir na edição de nº 298 do M&E, que também estará disponível na aba “Edições Digitais” no site.

 

Receba nossas newsletters