Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Turismo, Eventos e Viagens

Press trip da Embratur revisita passeio pelo Guaíba e Parque da Orla em POA

IMG-20201109-WA0012Passeio Navegando pelo Guaíba  Fotos Divulgação

PORTO ALEGRE (RS) – Em funcionamento desde a década dos anos 80, o já tradicional passeio pelo Lago Guaíba a bordo do Cisne Branco ganhou uma opção complementar para a alegria de porto-alegrenses e turistas, que agora podem aproveitar muito melhor a cidade e seu entorno turístico. Trata-se do Parque da Orla Moacyr Scliar, popularmente chamado como Gasômetro ou simplesmente “Orla”, revitalizado e inaugurado em 2018. O projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner recuperou uma área abandonada de 1,3 quilômetro de Porto Alegre (@portoalegreturismo).

O passeio no Cisne Branco, de 1h30 de duração, começa no Terminal Hidroviário de Porto Alegre localizado na área dos antigos armazéns do Cais do Porto. Logo nos primeiros metros de navegação já é possível observar a silhueta do Centro Histórico da capital gaúcha, emoldurado pelos armazéns amarelos do Cais Mauá. Em poucos minutos, a embarcação chega até o Parque da Orla. Lá também é possível realizar o embarque e seguir a aventura.

Ao longo do passeio, que em direção à zona sul da cidade, é possível contemplar de, um lado, a cidade de Porto Alegre e a Usina do Gasômetro, o Estádio do Sport Club Internacional, a Fundação Iberê Camargo e, de outro, a paisagem natural do Delta do Jacuí, que congrega vários rios na formação do Lago Guaíba, com suas ilhas e ilhotas.

IMG-20201109-WA0010Passeio turístico, cultural e de lazer pelo Lago Guaíba

O Cisne Branco tem três pisos. No pavimento “térreo” fica o restaurante com vista para o lago desde as janelas, que serve lanches e bebidas. No piso inferior, boate com direito a pista de dança. O terraço do barco é o ambiente mais divertido, bacana e de onde se tem as melhores vistas.

Existem seis tipos de passeios de barco operados pela empresa Cisne Branco. O básico “Navegando pelo Guaíba”, por exemplo, um verdadeiro “city tour” no lago, tem 1 hora de duração é o mais em conta. Também são realizados outros, mais longos, como o Projeto Ecológico, o happy hour com música ao vivo e o passeio à noite. Outra opção é um passeio com almoço incluso. Os preços variam e podem ser consultados no site barcocisnebranco.com.br ou @barcocisnebranco.

IMG-20201108-WA0097Orla revitalizada e restaurante com vista panorâmica

Parque da Orla Moacyr Scliar

O parque conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e o restaurante panorâmico Gastrobar (@360gastrobar). O espaço conta com posto permanente da Guarda Municipal e cobertura de 39 câmeras de videomonitoramento. Uma das atrações é a iluminação especial, que proporciona a visitação noturna. Para isso, foram instalados 47 postes inclinados e um piso iluminado por pontos de luz.

Revisitando o Brasil

O programa Revisitando o Brasil do Ministério do Turismo @mturismo, realizado pela Embratur @embraturbrasil, parceiros e colaboradores do trade trata-se de uma ação de incentivo à retomada do turismo interno. Ele já passou por Pernambuco e Minas Gerais. Nesta terceira edição o foco é o Rio Grande do Sul e as regiões turísticas de Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Cambará do Sul e Porto Alegre.

 

Receba nossas newsletters