Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Rio levará ‘Programa Turismo Presente’ para as regiões turísticas do interior

Assinatura do Protocolo de Intenções foto Carlos Magno

O decreto do programa, assinado pelo governador Cláudio Castro, contempla áreas como construção, revitalização e reforma de infraestrutura urbana para adequação de espaços de interesse turístico (Carlos Magno)

O Programa Turismo Presente, que prevê obras de infraestrutura turística no estado do Rio de Janeiro, lançado na terça-feira (18) pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ/TurisRio), em parceria com a Secretaria de Estado de Cidades, já tem planejamento para as cidades do interior do Estado. O projeto determina a concepção, planejamento e execução de obras e melhorias, podendo impactar as 12 regiões turísticas do estado.

Segundo a Setur-RJ, para os próximos meses já estão previstas reuniões para manter o diálogo institucional com os municípios e demais entes federativos, além dos órgãos públicos parceiros, que formalizam as ações. Além disso, as duas secretarias estaduais vão acompanhar e controlar a execução de todo o processo, realizar avaliações periódicas, emitindo relatórios tecnicamente embasados e editar atos e regulamentos necessários para o pleno e eficiente andamento do Programa.

“Para agradar o turista, um destino tem que ser bom para o morador. Por isso, é fundamental que esta parceria com os municípios para execução de obras, principalmente no interior, que carecem com a falta de infraestrutura que lhes permitam receber com excelência os visitantes. Com os projetos enviados, vamos poder qualificar os municípios tanto em atrativos quanto no acesso, garantindo estradas seguras, sinalização turística adequada, entre outras possibilidades”, disse Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.

O decreto do programa, assinado pelo governador Cláudio Castro, contempla áreas como construção, revitalização e reforma de infraestrutura urbana para adequação de espaços de interesse turístico, tais como saneamento básico, terminais rodoviários, fluviais e marítimos, construção e recuperação de estradas, mirantes e portais, entre outros. A implantação de ruas turísticas completas e a sinalização turística e interpretativa também fazem parte do decreto.

Ações previstas no interior

Barra do Piraí – Intenção de implantar o Turismo Presente no município, localizado na região turística Vale do Café. Entre as ações previstas está a obra de revitalização da praça do distrito de Vargem Alegre. De acordo com o trade turístico da região, a iniciativa contribuirá para fomentar o turismo no local.

Piraí – O Mirante do Cruzeiro vai passar por uma reestruturação. No local, é possível ter uma visão ampla de toda a cidade e parte da Serra das Araras. O acesso ao mesmo se dá pelo bairro do Cruzeiro. O equipamento turístico recebeu este nome devido a uma cruz fixada no topo do mirante.

Vassouras – Intenção de realizar a revitalização e sinalização do acesso à cidade, pela Estrada RJ-121. Esta melhoria contribuirá para o desenvolvimento do turismo, gerando benefícios econômicos e sociais, atraindo mais visitantes ao destino.

Volta Redonda – Construção do centro de artesanato Espaço do Artesão. De acordo com o secretário Municipal de Cultura do município, Anderson de Souza, o investimento no artesanato será uma das prioridades para o ano de 2022.

Pinheiral – No município estão previstas as reformas da Praça Brasil e da antiga estação ferroviária. A Praça Brasil fica na região central da cidade e possui ar bucólico, além de ser bastante arborizada. Já a estação ferroviária foi construída em 1908 e tem forte potencial histórico, já que ali passavam moradores e toda a produção de leite das fazendas da região.

Iguaba Grande – No município localizado na região turística Costa do Sol, está prevista a construção do Píer Turístico, localizado às margens da Lagoa de Araruama. A ação é um passo importante para o desenvolvimento do turismo, gerando benefícios econômicos e sociais, que ajudarão a impulsionar a economia local.

Quatis – O protocolo de intenções do município, localizado na região turística Agulhas Negras, prevê as construções do Deck Rio Paraíba e do Deck de São Joaquim, nas margens da RJ-159 e na entrada do distrito de Ribeirão de São Joaquim, respectivamente.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.