Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Serra da Capivara está entre os destinos imperdíveis de 2022, segundo o NYT

IMG_7451

Serra da Capivara, destino turístico-cultural reconhecido pelo The New York Times (Jorge Bastos)

O Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí, é o único destino brasileiro listado entre os 52 considerados imperdíveis e um dos lugares turístico-culturais que viajantes precisam conhecer este ano pelo The New York Times.

O principal jornal dos Estados Unidos publicou nessa segunda-feira (10) sua tradicional lista anual, mas sob uma nova perspectiva – com um mundo impactado pelas mudanças climáticas, estes são os pontos em que a visita dos turistas pode ajudar a solucionar problemas do meio ambiente e não agravá-los através do fomento de iniciativas de preservação e pesquisa.

Conhecido pelas lindas paisagens da caatinga, cheias de cânions e cactos, a Serra da Capivara resguarda ainda uma importante herança histórica da humanidade em seu sítio arqueológico, onde pesquisadores já encontraram vestígios de humanos primitivos de mais de 20 mil anos.

IMG_7887

Além de centenas de sítios arqueológicos o parque abriga dois museus. Foto Jorge Bastos

“Para nós, piauienses, é um orgulho. Sediamos o berço do Homem Americano. O nosso parque reúne os vestígios arqueológicos mais antigos do mundo e é um mergulho na nossa história”, frisou o secretário de Turismo do Estado do Piauí, Flávio Nogueira Júnior.

O local, explicou o secretário, ganhou o reconhecimento de Patrimônio Mundial da Unesco, ainda em 1991. “Um destino que, com certeza, vale a pena conhecer. O Parque reúne o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, se tornando ainda mais atrativo para o nosso turismo”, completou.

A publicação americana também ressaltou a importância de Niède Guidon, a arqueóloga responsável por conduzir as primeiras descobertas de pinturas rupestres na Capivara ainda nos anos 60. “O time dela desenterrou achados que questionaram as teorias anteriores de como os humanos chegaram às Américas”, diz o texto.

IMG_6470

Pinturas rupestres descobertas ainda na década dos anos 60 são preservadas Foto Jorge Bastos

A Serra da Capivara foi reconhecida como Parque Nacional em 1979 e, desde 1986, abriga o Museu do Homem Americano. Em 1991, se tornou ainda Patrimônio Cultural da Humanidade.

De acordo com o Times, a pandemia não cessou totalmente os trabalhos no sítio e novas áreas já são preparadas para a visitação, com instalação de banheiros e de uma escadaria rente ao paredão rochoso de mais de 60 metros de altura – já aberta ao público desde outubro – que oferece vista panorâmica impressionante.

Receba nossas newsletters