Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-RJ faz balanço das ações de promoção turística de 2021

Secretaria de Estado de Turismo faz reunião de balanço de 2021 1 (1)

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo e presidente do CET

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) fez um balanço das ações durante 2021 e lançou o Guia do Turismo Rural, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Hotel Fairmont, em Copacabana, durante a reunião de fechamento do ano do Conselho Estadual de Turismo (CET).

“Ficamos muito felizes quando constatamos que estivemos presente em quase 100% dos municípios do Rio de Janeiro, com o nosso trabalho de assistência e apoio a todo o setor. Além das idas presenciais, também tivemos atendimentos online, então estamos sempre disponíveis para fazer o nosso trabalho de fomento ao turismo nos 92 municípios do Rio de Janeiro”, disse o  secretário de Estado de Turismo e presidente do CET, Gustavo Tutuca.

Durante a apresentação, o secretário falou das realizações ao longo deste ano e também do que está programado para o ano que vem, como o projeto Turismo RJ + 10 anos, que propõe ações para colocar o Rio em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. Os resultados são esperados em um período de 10 anos.

Além disso, foram destacados outros programas como o Turismo Presente, que teve decreto publicado na última semana. O objetivo é realizar obras de infraestrutura turística, que auxiliem os municípios a fomentar a atividade.

Secretaria de Estado de Turismo faz reunião de balanço de 2021 4

Reunião de fechamento do ano do Conselho Estadual de Turismo (CET)

O balanço de 2021 mostra ainda 1.452 Carteiras Nacional do Artesão entregues; 300 pessoas na Jornada de Alinhamento técnico capacitadas, 309 nos workshops de Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Turismo e 71 vereadores certificados durante o 1° Seminário de capacitação do Legislativo Fluminense; atendidos 25 municípios, através do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense; e realizados quatro Fóruns Regionais do Turismo Fluminense.

O Rio Continua Lindo. E Perto!

A campanha promocional “O Rio Continua Lindo. E Perto!” que teve como objetivos promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais emissores de turistas, proporcionar oportunidades de negócios, fortalecer experiências do RJ para o público consumidor e divulgar a cultura do estado, recebeu cerca de dez mil pessoas nos estandes, contou com a participação de mais de mil buyers nos encontros comerciais “O Rio é de Vocês” e 7,5 mil espectadores nos shows.

Lançamento do Guia de Turismo Rural

Secretaria de Estado de Turismo faz reunião de balanço de 2021 3

O guia de turismo rural tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento

Durante a reunião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o guia do turismo rural, fruto de um trabalho de parceria da Setur-RJ e TurisRio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Já foram inventariadas as regiões turísticas do Vale do Café, Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Costa Doce, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais. Já está acertada a continuação da pesquisa no mês de janeiro na Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra e, em fevereiro, Caminhos da Mata e Metropolitana.

O guia tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites.

Receba nossas newsletters