Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turismo na Semana Santa deve movimentar R$ 512 milhões em Pernambuco

Cenas sobre sobre a morte e ressurreição de Jesus atraem milhares de turistas (Foto: divulgação)

Cenas sobre sobre a morte e ressurreição de Jesus atraem milhares de turistas (Divulgação)

Após o Carnaval, a Semana Santa é o período de maior chegada de turistas a Pernambuco. Aproximadamente 800 mil turistas devem desembarcar em PE durante o período. A receita turística estimada para o período chega a R$ 512 milhões e, nos destinos turísticos mais procurados, as reservas de hotéis para a Páscoa já ocupam 82% dos leitos disponíveis.

Um dos indutores dessa movimentação turística é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizada desde 1968. Em sua 52ª edição, o evento deverá atrair 60 mil turistas ao Agreste pernambucano. O espetáculo já foi visto por mais de 4 milhões de espectadores no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, inclusive turistas estrangeiros, que se encantam com a encenação e o teatro, considerado o maior do mundo ao ar livre. A área de 100 mil metros quadrados equivale a um terço de Jerusalém, em Israel, onde Jesus viveu seus últimos dias. A muralha de pedras tem 3,5 mil metros de extensão e quatro de altura, além de 70 torres de sete metros cada.

“A temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um evento gerador de fluxo turístico regional, com impacto significativo em toda a cadeia produtiva do mercado de viagens, além de ser um espetáculo grandioso, um dos maiores símbolos culturais de Pernambuco. É um diferencial competitivo do turismo no estado, que já atrai turistas, naturalmente, pelo seu carnaval, sua gastronomia e pela diversidade de atrativos culturais e naturais”, avalia o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A cidade cenográfica, que comporta até 10 mil pessoas, tem nove palcos. Eles reproduzem o sermão, o templo de Jerusalém, o cenáculo, o horto, o palácio de Herodes, o fórum romano, a via sacra, o calvário e o sepulcro. O público se desloca entre os cenários durante a apresentação. Todas as seções disponibilizam cadeiras de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção

Muitos turistas juntam-se aos 500 figurantes da comunidade e 50 atores profissionais que participam da encenação. A experiência inclui hospedagem em pousada temática, dentro da muralha, compartilhando os espaços comuns com os artistas que fazem o espetáculo. Na primeira noite, os hospedes assistem à encenação na plateia. No dia seguinte, eles são figurantes. O pacote Interativo, oferecido durante o megaevento, inclui uma visita aos bastidores do teatro. Durante o tour, os turistas fazem o ensaio e provam o figurino para as cenas que, logo mais, à noite, devidamente caracterizados, eles farão parte como figurantes especiais.