No acumulado de 2018, o turista brasileiro viajou mais vezes para a Turquia, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Até o mês de outubro deste ano, foram cerca de 65 mil turistas com origens do Brasil, contra 41 mil referentes ao mesmo período de 2017. Este movimento representa um aumento de 58%.
Esse crescimento se deve a alguns fatores, como a alta fase do dólar e a lira turca – moeda do país –, que está mais barata para o brasileiro. O fato de não necessitar de visto para entrar na Turquia, também é outro fator facilitador para que o brasileiro decida por essa região como destino de férias, negócios ou a passeio.
Num total de turistas de toda América Latina, foram quase 220 mil no acumulado deste ano – um crescimento de 62%, comparado com o mesmo período de 2017 (135 mil). De acordo com Ahmet Çanga, adido do Escritório de Cultura e Turismo da Turquia em São Paulo, a expectativa é que esse número cresça ainda mais em 2019.
“O ano de 2019 é quando Brasil e Turquia celebram 117 anos de relações comerciais entre os países. Acreditamos que este número segue em uma crescente. O povo brasileiro é sempre muito bem recebido no nosso país e queremos que, cada vez mais, possam conhecer nossa rica história, cultura, gastronomia e as belas cidades que temos”, afirmou.