Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Forum Conectividade

Conectividade: Ceará como case de desenvolvimento turístico no Brasil

O chairman da GJP, Guilherme Paulus entrevistou Arialdo Pinho. (Eric Ribeiro/M&E)

O chairman da GJP, Guilherme Paulus, entrevistou Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – O terceiro painel do Fórum Conectividade recebeu Arialdo Pinho, Secretário do Turismo do Ceará, e Guilherme Paulus, fundador da CVC e chairman da GJP Hotels & Resorts. Guilherme entrevistou o secretário do Turismo, que falou sobre o desenvolvimento expressivo do setor turístico no estado, do Aeroporto de Fortaleza e Jericoacoara e sobre a chegada do hub da Air France-KLM e Gol.

Guilherme Paulus iniciou a entrevista elogiando o trabalho de Arialdo Pinho, desde a criação do Beach Park até a concessão do Aeroporto de Fortaleza. Paulus chamou Arialdo de um “homem do turismo e secretário atuante” e citou Geraldo Vandre: “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer” para reforçar o elogio.

Fortaleza é a cidade que mais cresceu na procura de viagem em 2017. Recentemente, a cidade teve um grande conquista, o hub aéreo entre AirFrance, KLM e Gol, que trouxe um forte movimento ao estado. Esse hub facilitou a vinda do turista europeu, que antes gastava 8 horas a mais para poder ir ao Ceará . Outro destino muito disputado no Ceará é Jericoacoara, que já não tem mais apartamento até o final de março de 2019.

A inauguração do aeroporto de Jericoacoara foi fundamental para a obtenção desse resultado. A criação do aeroporto foi um projeto desenvolvido afim de ter uma segunda atração pro estado e facilitar a chegada dos turistas ao destino.”Eu acreditava muito no destino, é um produto que tem 250km de faixa de crescimento com várias praias sendo descobertas. Resolvemos fazer um aeroporto na região que era distante de Fortaleza, fazer uma pista grande que aguentasse qualquer tipo de aeronave. E deu certo”, disse Arialdo.

Arialdo falou sobre como a publicidade é fator essencial para promover destinos e gerar lucros. “Só acredito em maturação de voo se tiver propaganda nas duas pontas. O governo esta do lado do operador, atuando na publicidade, incentivando pra manter as companhias aéreas”, disse o secretário, que ainda criticou a burocracia lenta que existe para se fazer “qualquer coisa no Brasil”, como desenvolver rotas, incentivos, criação e lançamento de produtos e a falta de leis que tornem o negócio mais seguro. “Ou o Brasil faz uma revisão geral ou o turismo não anda”, afirmou Arialdo.

Paulus, por sua vez, destacou outras iniciativas e conquistas do secretário, como o campeonato de KiteSurf que Arialdo criou e levou pra Fortaleza (que opera internacionalmente), a meia maratona de Jericoacoara e o festival fartura que promove a expansão do turismo e gastronomia. Ainda brincou que CVC significa “Com você Ceara”.

barra logos real oficial

Receba nossas newsletters