Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Turismo Digital

Agente de viagens: como ser produtivo em home office?

Dicas para aumentar a satisfação do viajante corporativo

Há mais de 15 anos que trabalho em home office, já que atuava como consultora (trabalho de campo em diversos destinos paulistas) e como professora universitária. O trabalho em casa para criar aulas, corrigir provas, agendar e fazer relatórios das consultorias, preparar oficinas, etc. sempre foi uma rotina. Mas eu sei que para quem está acostumado com o movimento da empresa, dos clientes e fornecedores, do cafezinho com os colegas e até mesmo com o hábito de se arrumar para ir ao escritório, não é tão fácil se adaptar tão rápido.
São vários desafios e também há pegadinhas. Então, gostaria de compartilhar algumas dicas que podem ser úteis para os agentes de viagens serem mais produtivos durante a Quarentena.

•    Estabeleça uma rotina

Apesar de não termos o tempo de deslocamento ao trabalho, nem o tempo para se arrumar (especialmente as mulheres) é recomendável manter uma rotina e principalmente os seus horários de trabalho, inclusive algumas pausas para café e horário de almoço.
É muito fácil nos distrairmos com a família, pets e até mesmo com a internet. Procure manter sua rotina de trabalho e se sobrar tempo (já que você não está se deslocando), aproveite para fazer exercícios, ler, aprender algo novo ou mesmo cozinhar).

•    Crie um ambiente adequado

Eu sempre tive um escritório, que é o local onde consigo ficar tranquila e produzir. De repente a família toda está em casa e tenho que dividir meu espaço com outras pessoas. Adeus privacidade…
Percebi que a produtividade caiu muito. Não é fácil cumprir a tarefa se não estiver bem acomodado. Portanto, a dica é tentar criar um espaço adequado, onde você possa ficar confortável, de preferência sem barulho e sem distrações.
Também é recomendável se arrumar. Algumas pessoas aproveitam para ficar de pijama. Outras participam de vídeo conferência e esquecem de colocar calça. Não precisa vestir suas roupas de trabalho, mas é importante estar arrumado. Se um cliente ou chefe te chama inesperadamente, você está “apresentável”.

•    Alinhe expectativas e procedimentos com a empresa

É importante que a empresa alinhe expectativas com os colaboradores, bem como, defina o que espera das pessoas durante o período de home office.
O gestor da agência deve também estabelecer as responsabilidades e prazos para as tarefas. Da mesma forma, os colaboradores precisam se organizar para cumpri-las no prazo estipulado. Caso contrário, perderão credibilidade e isto é péssimo, principalmente neste momento que estamos atravessando.

•    Crie um cronograma de trabalho

Estamos em quarenta e não de férias. É muito fácil adiarmos a realização de algumas tarefas, especialmente aquelas que não nos agrada. A procrastinação é um perigo.
Todo início de semana gosto de anotar as tarefas que devem ser cumpridas nos próximos dias. Considero importante estabelecer prazos, para não adiarmos essas pendências para a próxima semana.
Estabeleça as tarefas que devem ser realizadas na semana, dividindo-as por dia. Isso facilita a visualização da agenda e dá uma boa ideia do que ainda precisa ser feito.Sua agência de viagens pode usar uma agenda compartilhada, que é uma ferramenta importante para controle de atividades. Assim, toda equipe acompanha o que foi e o que deve ser realizado.

•    Desative as notificações

Coloque o celular no modo silencioso e estabeleça horários para checar e-mails, responder as demandas por WhatsApp, mensagens nas redes sociais, etc.
Trabalhar em casa pode ser “um sonho” no início, já que não há chefe pressionando, clientes e fornecedores visitando. Mas também pode se tornar um fardo se você não criar seus próprios hábitos e se perder entre suas próprias tarefas.

Para ser produtivo trabalhando em home office é necessário ter disciplina. Mas, uma vez que nos adaptamos e conseguimos alcançar nossas metas, é extremamente libertador. Alguns agentes de viagens vão adorar quando o isolamento social acabar e puderem voltar ao escritório. E muitos outros vão descobrir que são bem mais produtivos trabalhando remotamente.

Bom trabalho!

Receba nossas newsletters