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Destinos / Política / Turismo em Dados

75% dos brasileiros pretendem fazer pelo menos uma viagem de lazer no verão

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Ministro do Turismo, Celso Sabino (Eric Ribeiro/M&E)

O Ministério do Turismo lançou, nesta segunda-feira (22), a pesquisa “Tendencia de Turismo comportamento brasileiro”, pautada na realização de 2.209 entrevistas, sendo os respondentes pessoas de 16 a 27 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs), no período de 7 a 11 de dezembro de 2023, a qual apresenta um raio-x do comportamento de consumo dos viajantes no país. Dos entrevistados, 37% ou um a cada três respondentes, deve viajar no verão, além disso, 75% farão viagens no período estudado.

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Atração turística preferida, conforme o levantamento (Mtur)

Sob o critério “Viagens de Verão”, período que compreende os meses de dezembro a março, foi afirmado que os destinos do Brasil estão nos planos de 97% dos entrevistados, sendo que 51% deseja localidades para curtir Sol e Praia; 9% busca regiões rurais; 9% almeja contato com ecoturismo; 5% procura Saúde e Bem-estar; 5% anseia por Vida Noturna; e 4% vai ao encontro de Aventura. O levantamento constatou também, que 43% dos brasileiros deve fazer alguma viagem a lazer neste ano, sendo que o Brasil será a opção de 92% dos respondentes.

O Brasil, em 2023, saltou mais de 20 posições e hoje é o 15º país mais seguro para se fazer viagem. O primeiro da América do Sul e o segundo das Américas”

Dentre os estados brasileiros mais visitados no verão, A região Nordeste (42%) e Sudeste (41%) são os destinos preferidos, seguidos pelo Sul (19%), Centro-Oeste (6%) e Norte (5%). São Paulo (12%), Rio de Janeiro (12%), Bahia (12%), Santa Catarina (9%) e Ceará (7%), figuram entre as cinco cidades mais buscadas.

“O Brasil, em 2023, saltou mais de 20 posições e hoje é o 15º país mais seguro para se fazer viagem. O primeiro da América do Sul e o segundo das Américas. Isso mostra o quanto é responsabilidade nossa de mostrar o Brasil como ele realmente é, um gerador de emprego com o Turismo. Não há outros lugares com a quantidade de atrativos como o nosso país”, disse Celso Sabino, ministro do Turismo, durante a coletiva de lançamento dos dados.

Comportamento na viagem

A pesquisa do Mtur compreendeu ainda, os hábitos dos turistas, os quais têm como ticket médio de gastos na viagem a soma de R$ 1.877. Para 66% dos participantes, a viagem durará até dez dias. Já em relação ao meio de transporte, 45% utiliza carro próprio, 29% vai de ônibus, e destes, 66% utilizam ônibus convencional. Há também 23% que costuma viajar de avião.

Os tipos de hospedagem mais utilizados são a casa de um amigo ou parente (47%), hotel (29%), pousada (16%) e Airbnb (3%). No que tange ao planejamento das férias, quase 20% dos entrevistados compraram passagens nos meses de novembro e dezembro. Para 47% dos entrevistados, as redes sociais são a principal fonte de informação sobre um destino turístico, além dos familiares e amigos (45%), agências e operadores turísticos (22%).

“Temos batido muito na tecla da organização da viagem e compra por antecedência, até para garantir preços mais baratos em passagens aéreas e pacotes. A Anac nos ensina que metade das passagens podem ser compradas por até R$500. Os brasileiros que buscam esse bilhete com quatro ou cinco meses de antecedência, conseguem esse valor. Em 2024 o Mtur e a Embratur pretendem trazer um time europeu de futebol para o Brasil, a fim de mostrá-los os atrativos turísticos do país, com foco na divulgação nas redes sociais, e assim, impulsionar nossa imagem lá fora”, observa.

Vale também apontar, que 48% dos brasileiros utilizam a internet para compra de passagem e hospedagem, e 35% ainda vão aos pontos de venda físicos. 56% dos entrevistados disseram preferir a compra de passagem avulsa por contra própria, enquanto 38% optam pela compra de pacotes completos.

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Pontos turístico de maior interesse (Mtur)

Conforme apontado pela pesquisa, 52% dos brasileiros que viajam a lazer com frequência começam a planejar com três meses de antecedência, sendo 30% com apenas um mês. O perfil de consumo também diz que 55% deste volume é para famílias, 22% casais, 15% amigos e 11% sozinho. Salvador, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Lençóis Maranhenses, Florianópolis são os pontos de maior interesse para a visita.

Relevância do Turismo

A pesquisa ainda detectou a opinião pública sobre a visão do pública dos setores mais importantes da economia, sendo Tecnologia e o Comércio os mais bem vistos, seguido pelo Turismo, e Agropecuária. Para 47% dos participantes, a atividade turística traz mais benefícios do que prejuízos, 32% só veem benefícios, enquanto 9% vê mais prejuízos que benefícios, além de 6% que acreditam que só há prejuízos.

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