Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Ações da Embratur geram R$ 65 milhões em viagens e expectativa de negócios no 1° semestre

Diretor Presidente Silvio Nascimento (5)

Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Divulgação)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) fez um balanço de suas ações no primeiro trimestre para fortalecer a promoção do turismo brasileiro no exterior. Somente a participação nas principais feiras internacionais podem render negócios superiores a R$ 16,5 milhões.

Além disso, foi registrado um incremento de mais de R$ 48,5 milhões em pacotes de viagens ao Brasil e hospedagens no país, compradas em OTAs. Destaque também para ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um Retorno Sobre Investimento (ROI) da ordem de R$ 7,7 milhões.

Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de estrangeiros ainda em junho

“As diversas ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância para a retomada do turismo internacional no Brasil em 2022. Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de estrangeiros ainda em junho (1 milhão até maio)”, disse Silvio Nascimento, presidente da Embratur. “Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019”, completou.

WhatsApp-Image-2022-04-12-at-20.05.20

Campanhas publicitárias, feiras internacionais, press trips e outras iniciativas promocionais colaboraram para a atração de mais de 1,2 milhão de turistas nos primeiros seis meses de 2022

O destaque fica por conta da agência ter celebrado uma parceria com o Sebrae para fortalecer a promoção internacional. A iniciativa ampliou a capilaridade das ações realizadas, que resultou, somente no primeiro semestre de 2022, a realização de três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis grandes feiras internacionais e organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros.

A promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior pela Embratur ainda teve outras ações de grande destaque. O reforço de divulgação envolveu realização de roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, além de reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.

CAMPANHAS – No primeiro semestre, a Embratur promoveu três campanhas publicitárias. As peças foram veiculadas nas mais diversas plataformas comerciais de mercados estratégicos para o turismo brasileiro e, juntas, renderam 1,6 bilhão de impactos (TV, mídia exterior e Internet), com mais de 9 mil passagens vendidas (Expedia, Skyscanner e Hotelbeds) para o Brasil, além de 28.255 quartos reservados no período da ação. O resultado representa um acréscimo de US$ 9,4 milhões em viagens ao Brasil.

EMBRATUR-NY-2-scaled

Embratur em Nova York (Divulgação)

FEIRAS – A participação nas principais feiras pelo mundo voltou a ser um dos principais canais de promoção internacional do turismo. No primeiro semestre, a Embratur contou com estande próprio em seis eventos: Fitur — Madri, ANATO — Colômbia, BTL — Portugal, BIT — Itália, IMEX — Alemanha e Fiexpo — Panamá. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R$ 16,5 milhões.

PRESS TRIPS – A Embratur realizou cinco press trips no primeiro semestre de 2022. Participaram das ações jornalistas e influenciadores de Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos e Portugal. Os grupos visitaram quatro regiões brasileiras, passando por 17 municípios e conhecendo destinos como Caraíva (BA), Lençóis Maranhenses (MA), Porto de Galinhas (PE), Bonito (MS), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

Receba nossas newsletters