Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros em 2022

Governo prorrogou proibição por mais 30 dias

Foram registrados 962 mil desembarques até abril, o que já representava um aumento de 60% em relação a todo o ano de 2021

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros de janeiro a maio deste ano, de acordo com dados do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal, compartilhados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O número de viajantes é o maior desde 2020, quando teve início a pandemia. Naquele ano, 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista no mesmo período.

Foram registrados 962 mil desembarques até abril, o que já representava um aumento de 60% em relação a todo o ano de 2021. No ano passado, 596,7 mil estrangeiros estiveram no país. Para a Embratur, a entrada de 1.092.579 pessoas “comprova a retomada do setor após dois anos de restrições”. O órgão destacou também que ao menos cinco campanhas publicitárias foram programadas para veiculação este ano.

De acordo com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, os dados comprovam a retomada do turismo no país e reforçam a missão da Agência de continuar promovendo o país internacionalmente. “Em apenas cinco meses, dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019”, afirmou Nascimento.

Além disso, o levantamento indica que também houve crescimento da malha aérea internacional do Brasil em maio, um volume que representa 74,36% da capacidade que havia em 2019, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram 3.547 voos mensais, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.

Os números da Anac e das empresas aéreas mostram que, de janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação. A estimativa do setor é que até fevereiro de 2023 haja um acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters